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7 Tipos de Textos que um Copywriter Escreve para Vender

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por Andrew Silva
em 21/11/2023

Ajudamos você a qualificar seus leads e aumentar suas conversões em vendas com copywriting criativo, autêntico e persuasivo.

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Vender em escala é um dos maiores benefícios que a escrita persuasiva pode proporcionar à empresas e especialistas do marketing digital. E considerar os tipos de textos que um copywriter escreve é cruscial para desenvolver uma estratégia que realmente traga resultados.

O Copywriter é o profissional com pleno domínio das técnicas para tornar palavras comuns em textos altamente lucrativos, ou seja, que geram muitas conversões em vendas.

Mas a pergunta que não quer calar: quais são os tipos de textos que um Copywriter escreve para vender produtos e serviços na internet?

A resposta você vai encontrar neste tutorial completo!

Nos parágrafos seguintes, você descobrirá os 7 tipos de textos que um Copywriter habilidoso escreve e como essas composições são essenciais para alcançar vendas em larga escala, impulsionando o sucesso de qualquer negócio.

Ao compreender esses insights, você perceberá por que o Copywriter se destaca como um dos profissionais mais bem-sucedidos no cenário do Marketing Digital. E a melhor parte? Tudo isso acontece sem a necessidade de trocar horas por dinheiro, ganhar por quantidade de palavras escritas ou sair de casa para transformar simples palavras em uma fonte consistente de renda.

7 Tipos de Textos que um Copywriter Escreve para Vender em Escala

7 Tipos de Textos que um Copywriter Escreve para Vender em Escala.

Existem diversos tipos de textos que um copywriter pode escrever, como por exemplo os informativos, educacionais, scripts e vendas.

Cada um deles tem uma função, e sua utilidade depende muito do tipo de mídia que você deseja usar. Se você é um empreendedor que deseja contratar um Copywriter, por exemplo, é primordial que saiba qual a função dos textos em cada uma dessas mídias e como ela pode lhe fazer vender mais.

Se por outro lado você é um profissional da escrita que deseja aumentar suas fontes de renda trabalhando de casa e sem precisar se preocupar em receber migalhas pelo seu precioso trabalho, essa é a oportunidade para entender as variedades de serviços que pode entregar para seus clientes e como lucrar muito com cada uma delas.

Preparado!?

Então vamos conhecer os mais variados tipos de textos que um copywriter escreve para vender muito pela internet.

1. Conteúdo Estratégico para Redes Sociais

Você deve estar pensando:

“Não é função do Social Media criar conteúdos para as redes sociais?”

Bem, permita-me apresentar uma perspectiva intrigante: o Copywriter é o Novo Social Media.

Por quê? Simplesmente porque as empresas perceberam que produzir conteúdo exclusivamente para branding e engajamento nem sempre resulta em vendas imediatas como tanto desejam.

A realidade é que, sem o uso de técnicas de Copywriting, até mesmo a criação de conteúdo envolvente para plataformas como o Instagram torna-se uma tarefa desafiadora.

Isso porque o algoritmo do Instagram e demais redes sociais têm diminuído cada vez mais a entrega orgânica dos conteúdos, o que tem feito os empreendedores investirem rios de dinheiro para atrair seguidores e depois tentar vender.

Enquanto as empresas e criadores de conteúdo digital geram uma quantidade avassaladora de conteúdo para obter sucesso nas redes, surge 2 verdades inevitáveis:

  1. Criar excelentes conteúdos não é suficiente para atrair e reter a atenção das pessoas.
  2. O engajamento, por si só, não paga boletos – a menos que você seja um influencer.

Para evitar ser ignorado e, mais importante, gerar resultados financeiros, é crucial criar conteúdo que não apenas atraia, mas também gere conexão emocional e converta em vendas nas redes sociais.

Os conteúdos de perfis renomados, como @copywriterninja por exemplo, não surgem por acaso. São cuidadosamente pensados e elaborados, garantindo não apenas um engajamento excepcional, mas também conversões em escala.

Agora, imagine ter um método capaz de poduzir conteúdos estratégicos com copywriting que lhe permite atrair, impactar e converter. É isso e muito mais que você pode ter com o ”Manual de Conteúdo Estratégico” do ninja.

Para ter acesso, basta apertar aqui e fazer seu download.

2. Anúncios Online para Meta, Google e Youtube

O segundo tipo de texto que o copywriter escreve para vender em escala pela internet são os anúncios online.

Vamos descomplicar! Um Copywriter profissional não se limita a textos comuns; ele também domina a arte de criar anúncios poderosos para impulsionar vendas em grande escala.

Onde esses anúncios aparecem? Bem, em praticamente todos os cantos da internet, mas especialmente no Facebook (e Instagram), Google e Youtube. Essas são as plataformas líderes para publicidade paga nos dias de hoje.

Agora, imagine aqueles anúncios envolventes que te perseguem assim que você abre o Instagram depois de visitar um site de produtos para pets. Quem escreve essas mensagens persuasivas? Sim, você acertou: um Copywriter!

E tem mais: não é só sobre textos. Os Copywriters também são os mestres por trás dos scripts dos anúncios em vídeo que os Especialistas seguem durante as gravações. Então, da próxima vez que você se deparar com anúncios irresistíveis online, lembre-se de que há um Copywriter brilhante por trás de cada palavra.

3. E-mail Marketing

Manter um vínculo sólido com uma lista de contatos é crucial para empresas que comercializam produtos e serviços online, e o canal mais confiável e duradouro para essa conexão é o e-mail.

“Mas ouvi dizer que o E-mail Marketing está ultrapassado…”

Bem, contrariando essa ideia, uma pesquisa conduzida pela Statista revela uma perspectiva diferente.

De acordo com o estudo da empresa, em 2021, o número global de usuários de e-mails aumentou em mais de 100 milhões em comparação com o ano anterior, desmistificando a noção de que o e-mail está perdendo sua relevância.

Tipos de textos que um copywriter escreve [E-mail Marketing]
Reprodução: Statista

Isso significa uma coisa: o e-mail marketing é ainda mais inevitável que o Thanos.

Outras pesquisas apontam que de todos os canais de marketing existentes, o e-mail marketing tem o melhor desempenho e ROI.

Tipos de textos que um Copywriter escreve [E-mail Marketing]

Isso eó prova que o e-mail marketing está mais vivo do que nunca.

Agora, quem é o artífice capacitado a forjar uma comunicação persuasiva que nutre uma relação saudável e duradoura entre empresas e seus clientes através do E-mail Marketing?

A resposta certeira: o Copywriter.

Assim como nas redes sociais, as técnicas de Copywriting desempenham um papel vital em manter o interesse e engajamento das pessoas que fazem parte da sua lista de contatos.

A maravilha disso? O aumento na entrega dos e-mails.

À medida que mais pessoas recebem e se sentem conectadas a você por meio da comunicação cuidadosamente desenvolvida, tornam-se mais receptivas a aceitar ofertas, eventualmente se transformando em clientes.

Portanto, subestimar o poder do E-mail Marketing persuasivo é desconsiderar uma ferramenta capaz de não apenas enriquecer seu negócio, mas também impulsionar o sucesso financeiro, tanto o seu quanto o de seus clientes.

4. Landing Pages e Pagina de Vendas

Landing pages e páginas de vendas são um dos tipos de textos mais importantes que um Copywriter escreve.

Mas afinal, para que servem essas páginas?

Embora âmbas tenham estruturas semelhantes, as páginas de captura e de vendas desempenham funções distintas.

A página de captura tem a missão grandiosa de transformar simples navegadores anônimos na internet em leads valiosos – contatos e potenciais clientes para o seu negócio. Esses contatos serão cuidadosamente nutridos por meio do E-mail Marketing até estarem preparados para receber uma oferta direta que os conduza à conversão.

Afinal, ninguém compartilha suas informações sem receber algo valioso em troca. O segredo do sucesso da página de captura reside na entrega de algo significativo, seja um treinamento, um eBook, um template, uma planilha e muito mais. Curiosamente, esses materiais valiosos também são concebidos pelo talento do Copywriter, como exploraremos no próximo tópico.

E quanto às páginas de vendas?

Como o próprio nome sugere, a página de vendas é o destino onde as pessoas dirigem-se para adquirir um produto ou serviço. No entanto, para induzir a pessoa a clicar no botão de compra, a página de vendas precisa conter elementos persuasivos estrategicamente incorporados.

E, mais uma vez, quem assume a responsabilidade de construir o texto envolvente para a página de vendas? O Copywriter, o mestre na arte de criar mensagens persuasivas, colaborando harmoniosamente com o designer para dar vida a uma página que não apenas vende, mas cativa.

5. Roteiro de Vídeos

O quinto tipo de texto que um copywriter escreve são os roteiros para YouTube e VSL (Video Sales Letter)

Essas formas de conteúdo são poderosas para envolver a audiência e impulsionar as conversões, e o Copywriter desempenha um papel crucial na criação de roteiros persuasivos para esses tipo de vídeos.

Cada tipo de vídeo tem objetivos distintos, e o Copywriter tem um papel fundamental na definição e alcance desses objetivos por meio da redação persuasiva. Aqui estão alguns objetivos comuns para diferentes tipos de vídeos:

1. VSL (Video Sales Letter):

Seu objetivo principal é converter leads em clientes. A VSL é uma ferramenta de vendas altamente persuasiva que visa apresentar um produto ou serviço de forma convincente, destacando benefícios, soluções para problemas específicos e incentivando a ação de compra.

A VSL também tem como objetivo:

  • Construir confiança: Transmitir confiança e autoridade no assunto.
  • Destacar Valor: Comunicar o valor do produto ou serviço de maneira clara.
  • Superar Objeções: Abordar possíveis objeções e fornecer argumentos convincentes.

2. Vídeos no YouTube:

Seu objetivo principal é engajar a audiência e construir uma comunidade. Os vídeos no YouTube são uma ferramenta poderosa para criar conexões emocionais, construir uma base de fãs e incentivar a lealdade à marca. Também entra na categoria de marketing de conteúdo.

Os vídeos para YouTube também tem como objetivo:

  • Educação: Fornecer informações valiosas e educativas para o público-alvo.
  • Entretenimento: Criar conteúdo divertido e envolvente para manter o interesse.
  • Promoção de Produtos/Serviços: Apresentar produtos ou serviços de uma forma mais casual.
  • Aumento de Visibilidade: Aumentar a visibilidade da marca e atrair novos espectadores.

Cada tipo de vídeo tem seu propósito específico, e o Copywriter adapta sua abordagem e estilo de escrita para atender aos objetivos de cada projeto. Seja inspirando a compra, educando a audiência ou construindo uma comunidade, o Copywriter utiliza suas habilidades para criar mensagens persuasivas que ressoam com o público-alvo.

6. Materiais de Marketing

Outros tipos de textos que um copywriter escreve, são os variados materiais de marketing, do tipo artigos de blog – como este artigo que você está lendo – e outros materiais ricos.

Embora nem sempre resultem em uma venda imediata, esses tipos de textos são muito importante para:

  1. Atrair o Público-Alvo: Direcionar e atrair pessoas com o perfil adequado para consumir o produto que você está oferecendo.
  2. Educar sobre Problemas e Soluções: Fornecer informações educativas que esclarecem os problemas enfrentados pelo público-alvo e destacam as soluções oferecidas pelo seu produto ou serviço.
  3. Conduzir no Funil de Vendas: Guiar os leads pelo funil de vendas, criando um caminho estratégico que os leva da conscientização para a consideração e, eventualmente, para a decisão de compra.

Esses textos são tão importantes como beber água todos os dias, pois resulta na construção de um relacionamento sólido com os leads, nutrindo-os com conhecimento e preparando-os para tomar decisões informadas no momento certo. Ao educar e guiar, os materiais ricos contribuem para o sucesso global da estratégia de marketing e vendas.

7. Descrição de Produtos para E-Commerce

Um dos tipos de textos mais comuns que um copywriter pode escrever são as descrições dos produtos para e-commerce.

As descrições de produtos para e-commerce precisam ser perfeitas para influênciar da decisão de compra dos consumidores. O Copywriter, ao criar esses textos, utiliza estratégias persuasivas para destacar os atributos do produto e cativar os potenciais compradores. Aqui estão alguns aspectos importantes:

  1. Clareza e Concisão: As descrições de produtos devem ser claras e concisas, fornecendo informações essenciais de maneira fácil de entender. O Copywriter destaca características, benefícios e especificações de forma sucinta.
  2. Destaque de Benefícios: Em vez de apenas listar características, o foco está nos benefícios que o produto oferece ao cliente. O Copywriter destaca como o produto atende às necessidades do consumidor e resolve seus problemas.
  3. Apelo Emocional: Incorporando elementos emocionais, o Copywriter cria conexões entre o produto e as emoções do comprador. Isso pode envolver contar uma história relacionada ao uso do produto ou destacar como ele pode melhorar a vida do cliente.
  4. Utilização de Palavras Persuasivas: O Copywriter escolhe cuidadosamente palavras persuasivas que inspiram confiança, urgência e desejo. Isso pode incluir termos como “exclusivo”, “inovador” ou “promoção por tempo limitado”.
  5. SEO Otimizado: Para garantir a visibilidade nos motores de busca, o Copywriter incorpora palavras-chave relevantes nas descrições dos produtos. Isso ajuda a melhorar o ranking do produto nas pesquisas online.
  6. Ajuste ao Público-Alvo: Conhecendo o público-alvo, o Copywriter adapta o tom e o estilo da descrição para ressoar com os interesses e valores específicos desse grupo demográfico.
  7. Chamadas à Ação (CTAs): Incluir CTAs persuasivas incentiva os consumidores a agir, seja comprando imediatamente, compartilhando o produto ou explorando mais opções.
  8. Destaque para Avaliações e Depoimentos: Se aplicável, o Copywriter pode incorporar avaliações e depoimentos de clientes para aumentar a credibilidade e influenciar positivamente a decisão de compra.

Ao equilibrar informações práticas com elementos persuasivos, o Copywriter cria descrições de produtos envolventes que não apenas informam, mas também inspiram os consumidores a agir e realizar a compra. O que é uma baita economia quando se trata de escalar vendas.

Existem Outros Tipos de Textos que um Copywriter Escreve?

Não há limites para o alcance que o trabalho de um Copywriter pode ter.

Os 7 tipos de textos mencionados acima são apenas os mais comuns e amplamente reconhecidos na internet.

Nos bastidores, o Copywriter também está ocupado escrevendo:

  • Roteiros para Webinários;
  • Roteiros para CPLs – Conteúdo Pré-Lançamento;
  • Páginas de Checkout;
  • Cardápios de restaurantes;
  • Cartas de vendas digitais;
  • Headlines e descrições para apresentações.

E a melhor parte é que esse trabalho pode ser realizado por qualquer pessoa com um celular e acesso à internet. Não requer diploma universitário nem experiência prévia na área.

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Grande abraço,

Andrew Silva – Estrategista e Copywriter Chief

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