Uma das perguntas mais frequentes que recebo no meu Clube de Copy é: ‘’Como faço para criar um portfólio de copywriting se não tenho nenhuma experiência e como conseguir meus primeiros clientes se não tenho portfólio?’’
Confie em mim! Existe um jeito de conseguir isso. Existem 5 na verdade, e você vai conhecer cada uma delas para construir um portfólio de copy mesmo que não tenha experiência.
E eu estou aqui para garantir que você consiga isso. Você não está preso e tenho histórias da vida real para provar isso!
Mas antes de iniciar nosso tutorial, eu quero te fazer um convite para se inscrever no meu canal e fazer parte do clube de copywriters mais persuasivos do Brasil.
Lá você vai encontrar novas estratégias, kits e tutoriais de copywriting e marketing digital baseado em minha própria jornada de mais de 3 anos mergulhado nesse mercado tão lucrativo, criativo e inovador… e construindo meu próprio negócio de copywriting.
É conteúdo de mentoria, só que de graça!
E como toda mentoria que entrego, esse tutorial não será diferente.
Aqui você descobrirá como criar um portfólio de Copy do absoluto zero, mesmo que seja iniciante na Profissão Copywriter e ainda não tenha trabalhado em um projeto real.
Preparado para descobrir como criar um portfólio de copy do zero mesmo sendo iniciante sem experiência?
Então se acomode, pegue um café e vamos ao que interessa.
O Que é um Portfólio de Copy?
Portfólios são documentos que reúnem trabalhos já executados por algum profissional com o objetivo de dar uma amostra sobre o estilo de trabalho da pessoa.
Esses documentos são utilizados por:
- Fotógrafos;
- Designers gráficos;
- Arquitetos;
- Músicos;
- Ilustradores;
E muitos outros profissionais, incluindo você, Copywriters.
O portfólio de um Copywriter contém textos que ele já escreveu que vão ajudar o cliente a entender como funciona o seu trabalho, seu estilo e habilidade de escrita.
Através desse documento você consegue ilustrar a forma como se comunica através da escrita persuasiva.
Mas a pergunta que fica é:
“Preciso ter portfólio para atuar como Copywriter?”
Você não é obrigado a ter um portfólio de copy se não quiser.
Porém, ter um portfólio é muito importante para você não precisar ficar escrevendo de graça ou fazendo testes iniciais para provar que o seu trabalho realmente é bom.
Então, se quer economizar tempo e já garantir retornos financeiros antes mesmo de começar a escrever para alguém, é bom que tenha um portfólio.
Assim, quando um cliente entrar em contato com você, poderá ver o seu trabalho e avaliar rapidamente se é isso mesmo o que ele procura.
E Como eu Faço Para Criar um Portfólio de Copy?
Se existe algo que mais sou questionado pelos meus seguidores e alunos do Clube de Copy é:
- ”Como eu consigo um portfólio de copy se ainda não tenho trabalhos como copywriter?”
- ”Como vou conseguir clientes se nao tenho portfólio?”
Se este também é o seu caso, calma! Não precisa entrar em desespero.
É completamente possível criar um portfólio de copywriter mesmo que você nunca tenha tido um cliente. Na verdade, existem 5 formas diferentes e você pode escolher.
5 Dicas Práticas Para Você Criar um Portfólio de Copy do Zero Mesmo Sendo um Copywriter Iniciante
Muitos dos meus alunos ficaram incrédulos quando apresentei a eles essa oportunidade. Viviam me questionando:
- Será que isso é possível?
- Como é de fato um portfólio de copy?
- Onde criar esse portfólio?
E eu sempre respondo: calma, quem está te ensinando é o cara que faz. Confia e executa.
Quando decidem fazer o que aconselho, ficam assustados com os resultados e depois só me agradecem. Ou você acha que eu ia mesmo disponibilizar um baita de conteúdo como esse de graça só pra encher linguíça?
Obvio que não!
Meu maior desejo é ver você lucrando alto com sua escrita.
Mas vamos lá, sem mais enrolação. Aqui vão 5 formas de você criar um portfólio de copywriter do zero:
Dica nº 1: Faça um Resumo de Experiências e Habilidades
Na maioria das vezes, as pessoas tendem a subestimar a experiência que já tem nos livros e não percebem que ei, hello… copywriting não é apenas escrever! Na verdade, eu diria que 50% do trabalho acontece antes da copy ser escrita.
Trata-se de pesquisar, idealizar, conceituar e criar estratégias muito antes de colocar a caneta no papel ou os dedos no teclado.
E mesmo que você seja jovem com pouca experiência profissional, você não nasceu ontem! Se você fosse, você seria basicamente um bebê super gênio para entender o que estou dizendo.
Por exemplo, se você já escreveu um blog post ou contribuiu para um jornal. Ou, se você costumava escrever poesias (como eu fazia no meu tempo de muleque), resumos ou apresentações em seu trabalho anterior.
Ou, se você costumava trabalhar em uma função relacionada, como gestor de mídias sociais ou gestor de projetos, onde a escrita era necessária. Estas são suas habilidades relacionadas!
Meu primeiro cliente, diga-se de passagem, não foi de lançamento, funil de vendas ou qualquer outro tipo de copy. A empresa me contratou para escrever post blogs semanalmente para aumentar o nível de relacionamento da marca com os clientes deles.
E sabe o que é mais interessante disso tudo?
Eu não aprendi a escrever conteúdo para blog no curso que fiz, na verdade eu já escrevia para blog muitos anos antes. Criação de conteúdo foi uma das minhas maiores experiências como redator.
Resultado… eu propus um post blog de teste para empresa, e a partir dele, eu fui avaliado e contratado. Bastou um artigo de blog para conquistar o tão sonhado primeiro cliente.
Eu não tinha experiência em copywriting na época, mas tinha paixão por aprender e com meu hobby anterior mostrei a minha capacidade de pesquisar, estruturar ideias e me comunicar com eficácia, o que tornou uma das principais razões para eu receber um sim e ser contratado.
Então, sim, leve tudo o que puder de sua experiência de trabalho ou educação anterior. Mesmo que não seja especificamente copywriting.
Dica nº 2: Participe de um Curso Prático de Copywriting
Ótimos cursos de copywriting não apenas ensinam as técnicas certas e mostram os melhores modelos – eles também ajudam você a ESCREVER uma copy real para que você saia com os principais recursos e amostras que você possa adicionar ao seu portfólio… Mesmo que não seja algo que você tenha pago para fazer.
Claro, você vai querer deixar claro em seu portfólio que esses ativos de escrita eram de um programa (e não de um cliente pago), mas confie em mim… A principal coisa que importa para seus clientes em potencial é sua capacidade de atrair, conectar, envolver, e gerar ação em quem está lendo.
No final das contas, eles precisam que você seja a voz e o mensageiro da marca deles. Portanto, se você apresentar um portfólio de ótimas peças de copy que mostrem sua capacidade, não importa de onde elas vêm. Você está a meio caminho andado.
E, se você está pronto para se comprometer a iniciar seu negócio de copywriting este ano e obter algum treinamento prático sério para que você possa se colocar lá fora com confiança… Estou aqui para ajudar.
O Treinamento Portfólio Irresistível foi projetado para fornecer a você todas as habilidades de copy de alta conversão necessárias para dimensionar seus negócios e criar seu portfólio do zero.
Em apenas 15 dias ou menos você já terá escrito todo tipo de copy e montado seu portfólio personalizado através do nosso template editável, estando assim, pronto para ir a caça de novos clientes.
Aperte aqui para saber mais sobre o treinamento.
Dica nº 3: Reescreva, Revise ou Critique uma Copy Existente
Não há absolutamente nenhum mal em entrar em contato com empresas que estão contratando (ou que estão potencialmente contratando) para oferecer alguma edição de copy gratuita ou crítica como forma de chamar sua atenção e liderar com valor.
Quando estava para me introduzir no mercado, minha Mentora Roberta Santos, também aconselhou os copywriters a enviar uma rápida revisão de copy a clientes em potencial para que eles possam obter uma prévia do nosso trabalho e experiência.
Pode ser um e-mail curto que oferece 3 dicas sobre como eles podem melhorar a copy da página inicial, por exemplo. Em seguida, ofereça-se para ajudá-los a reescrevê-lo!
O pior que eles poderiam dizer é não, obrigado. E, se eles aceitarem seu conselho e concordarem em contratá-lo, isso é uma experiência para você adicionar ao seu portfólio!
Muitos clientes e empresas que desejam contratar copywriters solicitarão que você conclua alguns testes ou amostras de copy como parte do processo de recrutamento. Então, por que não vencê-los fazendo isso com antecedência?
Uma das copywriters que conheço, foi contratada por uma grande empresa enviando sua versão de uma de suas páginas de vendas de melhor desempenho, sem ser solicitada.
Foi uma iniciativa ousada da parte dela, já que ele era novata no copywriting na época, e ela gastou muito tempo nisso, mas o ponto é… Ela chamou a atenção deles e eles a contrataram na hora!
A regra de ouro aqui é permanecer honesto sobre o seu trabalho. Se você estiver adicionando a copy que decidiu reescrever em seu portfólio, NÃO receba todo o crédito. Deixe claro que foi para uma “reescrita” de uma página existente.
OK, dica nº 4.
Dica nº 4: Comece um Blog
Mesmo que você não pretenda ser um redator de conteúdo, um blog público é uma ótima maneira de mostrar suas habilidades de copy e também uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro.
A escrita do blog, não importa o formato, estilo ou tópico sobre o qual você decida escrever, pois ela ainda mostra uma compreensão de alguns dos principais fundamentos do copywriting, como ganchos e headlines.
Portanto, ainda pode ser usado como uma referência de escrita confiável!
Na verdade, a maior parte dos meus clientes vieram de pesquisas no Google, ou seja, pelos artigos que escrevi, que chamaram a atenção do cliente.
Eu escrevia um artigo e acrescentava links e contatos para receber mensagens e cliques nas minhas páginas de captura, que por sinal, criei sozinho. Me virei para ser o mais profissional possível com o melhor que tinha no momento.
Embora o conteúdo do blog não seja nada a ver com a função para a qual você se candidata, as pessoas podem avaliar seu estilo de escrita, seu tom e sua entrega, o que foi uma grande vantagem para mim na época, porque escrever legendas para redes sociais e apoiar a equipe de conteúdo seria uma grande ajuda, parte do seu papel.
Aqui na Agência CN, por exemplo, nós avaliamos mais o seu talento com as palavras e a paixão por escrever do que ter uma experiência específica para a qual eu pudesse treinar facilmente.
Por fim, a dica nº 5…
Dica nº 5: Construa um Portfólio de Copy Personalizado
Depois de ter seus materiais de escrita embalados e prontos para enviar para o mundo – aqui está outra dica muito importante que dou até mesmo para copywriters experientes: personalize seu portfólio para o cliente para o qual você está enviando.
Conseguir clientes NÃO é uma abordagem única para todos. Você deve selecionar o conteúdo para que seja relevante para o setor e a empresa com a qual espera entrar.
Inclua uma nota pessoal e uma carta de apresentação que explique por que você está entusiasmado com a marca deles e o que você oferece de exclusivo.
Compartilhe por que você escolheu as peças que apresentou em seu portfólio e inclua alguns destaques ou lições que você aprendeu com a experiência.
E por último, mas não menos importante, mantenha-o limpo e simples.
Envie seu portfólio de copy em um formato fácil de acessar, abrir ou baixar. Não envie uma pasta bagunçada que não esteja rotulada ou organizada adequadamente e seja difícil de navegar. E NÃO envie um e-mail com um monte de anexos.
Eu costumo usar o Google Drive para compartilhar meus documentos e o Notion para apresentar de uma forma bem mais visual e atraente, garantindo que o acesso seja dado para que eles não precisem solicitá-lo!
E, não importa o que aconteça, SEJA HONESTO SOBRE ONDE VOCÊ ESTÁ.
Não embeleze e amplie suas habilidades. Muitos clientes estão procurando escritores verdes. Novos copywriters que têm potencial para crescer com sua empresa e moldar sua escrita para se adequar à voz da marca.
Lembre-se: a humildade precede a honra.
Dica Bônus: Tutorial Passo a Passo de Como Criar um Portfólio de Copy Usando o Google Divre e Notion
Do que adiantaria te entregar as dicas e não te ensinar na prática como montar esse portfólio e deixá-lo mas atraente e profissional possível?
Aqui está um tutorial completo onde mostro clique a clique como montar seu portfólio de copywriter com duas ferramentas gratuitas que você pode usar sem se preocupar. Basta dar um play e assistir:
Agora, se você estiver confuso e deseja minha ajuda pra te ajudar a criar os documentos, organizar as pastas e montar o portfólio, eu tenho um convite para lhe fazer:
Seja aluno da Formação CS de Copywriting.
Aprenda as Técnicas de Persuasão do Zero ao Avançado e Crie seu Portfólio de Copy Usando os Textos que Você Irá Escrever no Curso.
Aí está! 5 dicas para criar um portfólio de copy profissional, coeso e irresistível que fará com que os clientes se apaixonem por você e queiram trabalhar com você sempre!
Agora, se você está lendo isso sem nenhum recurso de copywriting, coçando a cabeça e preso naquele temido… você sabe, aquele em que você não pode ser contratado sem um portfólio, mas não pode construir seu portfólio sendo contratado…
E precisa urgentemente montar seu portfólio de copywriter o mais rápido possível para atrair mais clientes e conseguir grandes contratos como copywriter…
Então certifique-se de clicar neste link e descobrir mais sobre o meu Treinamento Portfólio Irresistível de 15 dias, onde você escreverá todo tipo de copy e criar um portfólio de copywriter irresistível para iniciar seu negócio de copywriting com mais segurança e preparo!
Grande abraço, até o próximo tutorial.
Andrew Silva – Founder e CEO Copywriter Ninja.