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Como Conseguir Seus Primeiros Clientes de Copy [Passo a Passo]

Tempo de leitura: 14 min

Escrito por Andrew Silva
em 18/07/2023

Ajudamos você a qualificar seus leads e aumentar suas conversões em vendas com copywriting criativo, autêntico e persuasivo.

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”Como conseguir meus primeiros clientes de copy?” Esse tem sido o grande desafio dos Copywriter iniciantes, não só isso, é também a pergunta que mais recebo.

Pensa na natureza de uma venda e você vai ver que, para a maioria das pessoas, tem muita dor envolvida no processo.

A não ser que o seu público seja herdeiro de grandes fortunas, você vai estar brigando com um dinheiro molhado de suor.

Por que?

Grande parte da população trabalha um mês inteiro para receber quantias com pouca margem para gastos não-essenciais.

Vender é mostrar para a pessoa que o seu produto ou serviço justifica uma mordida nesse orçamento apertado.

E não pense que essa mentalidade é coisa de quem ganha pouco. A verdade é que ninguém tem dinheiro sobrando para te dar sem motivo.

Todo mundo tem sempre aquele IPVA para pagar. A saída para o restaurante é mais atrativa. O tênis já está com o solado gasto e precisa ser trocado.

É aí que entra o Copywriting.

Para ajudar as pessoas na conclusão de que aquele curso inglês vai levar a um aumento no salário, que no fim das contas financia o IPVA e pode sobrar no fim do mês.

Copywriting é para qualquer um que precise vender – desde infoprodutos até pequenos negócios locais.

E aí chegamos ao ponto central deste conteúdo: se todo mundo precisa vender, todo mundo precisa de um Copywriter. Se todo mundo precisa de um Copywriter, porque é tão difícil conseguir oportunidades?

Eu já estive no seu lugar e sei que é difícil essa conta fechar na cabeça. No meu início, já me peguei pensando: ”se copywriting é tudo isso, onde consigo meu primeiro trabalho? Como conseguir clientes de copy?”

Acontece que sua primeira venda de um profissional da escrita persuasiva tem que ser a de si mesmo – e essa primeira transação tem um código de conduta específico.

Funil de prospecção para conseguir clientes de copy.

Código de Conduta para Conseguir seus Primeiros Clientes de Copy

As pessoas compram primeiro carácter e comprometimento.

A maior dificuldade de um Copywriter Iniciante atualmente, tem sido conquistar seus primeiros clientes.

E depois de longos anos de experiência nesse mercado, percebo que muitos não conseguem o sucesso que deseja por causa de um erro gravíssimo de confiar apenas na sua habilidade.

Habilidade é importante! Não estou descartando-a em hipótese alguma. Entretanto, para alcançar sucesso como Copywriter, você precisa saber como conquistar clientes com a sua linguagem não verbal. Você precisa ter:

  • Mentalidade
  • Carácter
  • Comprometimento
  • Responsabilidade

Isso diferencia os que só trabalham pelo dinheiro e os que desejam levar transformação na vida das pessoas, e vão além do relacionamento profissional.

Observe:

O que as pessoas querem é o seu comprometimento com o negócio delas e, acima de tudo, carácter.

Aqui na Agência Copywriter Ninja, por exemplo, temos o nosso código de conduta para atender novos clientes e selecioná-los para fazer parcerias.

Isso muda o jogo!

Depois do primeiro trabalho bem sucedido, você ganha portfólio, o depoimento de um cliente satisfeito e dinheiro para ter fôlego na jornada.

Em outras palavras, ir de 0 a 1 é a parte mais dolorida.

A boa notícia é que eu quebrei essas barreiras e ajudo meus alunos e leitores a fazerem o mesmo todos os dias, então conheço bem os códigos.

E nas próximas linhas, vou te pegar pela mão e direi exatamente o que fazer para entrar nesse mercado tão aquecido.

Sua carreira começa aqui.

O Mercado de Copy Está Aquecido, mas Será que tem Espaço para Mim?

O mercado está sedento por Copywriter, mas tenho pessoas que me acompanham e me seguem que estão nessa fase desacreditada, conheço bem a cabeça dos iniciantes.

Ainda que eu te prove que Copy é uma habilidade lucrativa, sei que você terá objeções.

Acontece que você está lendo um conteúdo de um Copywriter Profissional. Quebrar objeções é meu trabalho e quero começar pela maior delas: ”eu não sou criativo”.

Essa desculpa é uma velha amiga minha – porque eu mesmo já usei muito antes de começar.

Achava que para ganhar dinheiro escrevendo, precisaria ser um Ronaldinho Gaúcho, um Michael Jordan da escrita. Estava convencido de que era coisa para poucos sortudos que nascem super talentosos.

Hoje digo com segurança que eu não poderia estar mais errado.

A escrita persuasiva envolve um pouco de arte sim, é verdade, mas também é ciência. Não é uma dádiva.

Não precisa ser criativo!

E que fique bem claro, este não é um guia de auto-ajuda, mas me sinto na responsabilidade de tocar nesse assunto porque noto essa história de que precisar absurdamente ser criativo é uma grande crença limitante.

Se você já estudou para cobrir a parte técnica, é hora de ofertar seus serviços. Não espere a genialidade sobrenatural chegar.

Os Copywriters não nascem prontos e você vai precisar manter isso em sua mente para aplicar o passo a passo que te fornecerei para conseguir o primeiro cliente.

A insegurança vai bater e quero que você se lembre das minhas palavras quando for acontecer.

Em Busca do Primeiro SIM do Cliente

Vamos partir para a execução?

Chegamos a parte prática deste conteúdo. É hora de apresentar as melhores técnicas que eu conheço para fechar os primeiros trabalhos. Então observe com atenção, aprenda e execute.

Você não ficará sem clientes se fizer o que eu estou te ensinando aqui. Beleza?

1. Faça Amostra Grátis

Pode ser que sua insegurança típica de iniciante não te permita ver, mas qualquer que tenha estudado com seriedade um treinamento já entende melhor de copywriting que 99% da população e está pronto para agregar valor aos amadores.

Você pode escrever anúncios, conteúdos e até mesmo fazer algumas revisões.

Na prática, eu recomendo que você gere valor. Esteja nos mesmos ambientes que as pessoas que contratam Copywriters estão, diga que tem estudado nos últimos meses e anuncie que está oferecendo revisões e até algumas peças de copy gratuitas como anúncios e conteúdos. Recomendo no máximo 3.

Na prática:

  • Garanta o mínimo de domínio técnico de treinamento de copywriting (ou mesmo com conteúdos gratuitos de qualidade). Foi o que eu fiz. Criei um perfil no Instagram e comecei a postar, isso me trouxe não só a possibilidade de praticar mas também a autoridade sobre o assunto.
  • Participe de um ou mais grupos de marketing digital, empreendedorismo ou mesmo de copywriting, já que há pessoas de níveis diferentes lá dentro.
  • Escreva textos contando sua história com copywriting. Conte de maneira persuasiva como se interessou pela área, o que achou mais curioso sobre o mercado, as dificuldades que enfrentou durante o estudo e o que fez para superá-las.

Mostre sua autoridade no campo teórico, diga que vai selecionar determinado número de pessoas para uma revisão gratuita.

2. Publique Copies Fictícias em Grupos de Marketing Digital

Essa é uma baita estratégia para conseguir os primeiros clientes de copy.

Grupos de marketing digital são excelentes lugares para Copywriters iniciantes.

Uma outra forma de conseguir seus primeiros clientes através deles é com a publicação de copies fictícias inventadas por você.

O método é simples: basta escolher um nicho, inventar o nome e a oferta de um produto e escrever uma copy para ele. O resto é repetição.

É claro que copy de produtos reais te resultarão em maior autoridade, mas se você caprichar nas fictícias e tratá-las como reais, eventualmente será notado e receberá uma oportunidade para participar de um projeto pago.

Na prática:

  • Caso ainda não esteja em nenhum, escolha um grupo de marketing digital para participar
  • Faça uma lista de produtos fictícios em nichos sobre os quais você tenha interesse de escrever
  • Escreva copies para esses produtos inventados e poste regularmente no grupo que escolheu.

Leve a sério a cada copy criada. Isso pode resultar em um portfólio de apresentação para os clientes.

3. Aborde Perfis no Instagram e LinkedIn

Confesso que essa não é a minha forma favorita de prospectar clientes, mas para iniciantes, pode ser super eficaz.

Nessa terceira tática, quero que você ofereça seus serviços para donos de lojas e outros empreendedores.

Esse público tem um nível de consciência muito menor com relação a copywriting e vai requerer mais do seu poder de explicação, mas eles também podem se beneficiar muito do seu trabalho e servir como portfólio futuro.

Num primeiro momento, a ideia é oferecer seus serviços gratuitamente, usando aquela ideia da amostra grátis, mas tenho confiança em dizer que esse trabalho vai abrir outras portas e se pagar em pouco tempo.

Na prática:

  • Defina um perfil ideal de cliente escolhendo apenas um segmento. Prospectar de forma nichada pode trazer mais de 80% de resultados comparado a prospectar qualquer nicho.
  • No Instagram ou LinkedIn, selecione perfis de lojas, infoprodutores ou de empreendedores. Procure por perfis de porte médio – nem tão pequenos a ponto de não conseguir pagar e nem grandes e concorridos demais.
  • Esqueça o que você faz. Ninguém quer saber o que você faz, mas sim como você resolve o problema.
  • Prepare um texto curto de apresentação para utilizar com seus prospectos. Ele tem a função de te apresentar, apresentar o conceito de copywriting e mostrar os benefícios de seu uso.

Uma sugestão de script de mensagem:

”Olá, [nome da pessoa]! Tudo bem? Estou em busca de um negócio que deseja alavancar suas vendas na internet. Tenho aprendido e praticado muito ultimamente e gostaria de te propor um experimento.

Quero escrever seus anúncios e e-mails sem te cobrar nada pelas minhas horas de trabalho.

Eu sou Copywriter e sei fazer com que clientes clique mais nos seus anúncios, o que reduz os seus custos e aumenta seu faturamento. Se quiser seguir com o projeto depois do experimento gratuito, nós acertamos um valor que seja justo para ambos.

Você tem interesse na possibilidade de aumentar seu faturamento com textos mais persuasivos?”

No fim, o negócio é ”colocar a cara a tapa”. A recompensa vem!

4. Trabalhe como Freelancer

Até aqui, vimos maneiras de buscar ativamente por trabalho.

Porém, quero mostrar uma tática mais passiva agora.

Não é que traz os clientes mais fiéis ou a melhor remuneração, mas é um bom lugar para principiantes que precisam de uma renda extra e adquirir experiência.

O que proponho é que você crie um perfil de freelancer nos sites mais populares e comece a se candidatar para trabalhos publicados.

Na maioria dos casos, você vai estar competindo com outros freelancers – e é nessa hora que você precisará se provar como Copywriter de antemão.

Desde o primeiro contato, concentre seu discurso nos benefícios que seu trabalho poderá gerar. Também cai bem oferecer uma dica gratuita para gerar o sentimento de reciprocidade.

Na prática:

  • Periodicamente, pesquise por vagas com termos ”copy”, ”copywriting”, ”redator” e semelhantes
  • Candidate-se sem medo a todas as vagas que te parecerem relevantes. Aqui vale o conselho popular: ”o não você já tem”.

Não tenha medo, encare o que precisa encarar, e então, terá o resultado que tanto desejar.

5. Candidate-se a Vagas Publicadas em Sites de Emprego

Essa é uma opção mais formal e o mais recomendado para quem tem interesse numa carreira institucional em vez de clientes variados.

Ainda que o mercado seja relativamente novo no Brasil, já é possível encontrar boas vagas para Copywriters em sites tradicionais de emprego.

Na prática:

  • A maioria desses sites oferecem a opção de cadastrar e-mails. Configure-os para ser avisado sempre que surgirem vagas com os termos ”copywriting”, ”copywriter” e ”redator publicitário”
  • Ao fazer a candidatura, trate-a como uma carta de vendas de si mesmo. Não apenas enumere suas qualificações – pesquise tudo sobre o que puder sobre a empresa e fale como você pode levá-la a outro patamar.

Caso não goste muito desta opção e queira algo mais radical e te dê mais liberdade, recomendo que use anúncios online para conseguir clientes de copy.

6. Use Tráfego Pago

Sem dúvidas, essa estratégia é a minha favorita.

Pode ser que no seu momento atual não seja possível investir em anúncios pagos, então, a dica que eu te dou é: juntar uma quantia para anunciar.

Não se preocupe com a quantidade. Eu comecei usando 100 reais por mês e tá tudo certo.

O importante é que os meus primeiros clientes foram conquistados com 2 dias de anúncio. E você pode fazer o mesmo.

Na prática:

  • Escreva 3 anúncios diferentes com os benefícios que você pode agregar ao cliente e resolver os seus problemas
  • Você pode também, escrever um anúncio mais genérico, do tipo: ”precisando de um copywriter? faço páginas, e-mails, anúncios e etc”.
  • Invista 100 reais e divida essa verba em 5 dias, que dará um valor total de 20 reais por 5 dias (praticamente uma semana de prospecção).
  • Escolha públicos que tenham a ver com o mercado digital, como: marketing, copywriting, negócios, empreendedorismo e etc.
  • Selecione a opção de entrar em contato via WhatsApp ou direct, e converse pessoalmente com o cliente para gerar confiança e autoridade. Mais para frente, você pode investir em uma landing page e ir crescendo aos poucos.

Fazendo isso, tenho certeza de que conquistar seus primeiros clientes de copy não será tão difícil.

Próximos Passos para Conseguir Clientes de Copy que Pagam Bem

O primeiro cliente é sempre o mais difícil de conseguir, mas com os passos que você viu até aqui, conquistá-los é questão de tempo e persistência.

Depois de alguns pequenos trabalhos, é natural que você se questione onde está o próximo passo – aqueles grandes projetos que são verdadeiros divisores de águas na carreira de um Copywriter.

Para que seu nome ganhe força no mercado e os pedidos de participação em projetos maiores comecem a chegar, recomendo:

Criar um Perfil no Instagram e/ou LinkedIn e Produzir Conteúdo que Atrai Esses Clientes

Pode ser que você seja um excelente Copywriter, que participou de bons treinamentos, tem uma escrita envolvente e causou boa impressão nos pequenos projetos que participou.

Acontece que, a não ser por um golpe de sorte, você não vai ser descoberto pelos grandes produtores ou empresas sem se mostrar publicamente.

”Não basta ser um Copywriter, é preciso parecer um Copywriter.”

Mostre suas habilidades produzindo conteúdos de qualidade e consistencia no Instagram, LinkedIn, Youtube ou em qualquer outra rede social que faça sentido para você.

Compartilhe bastidores de projetos que estiver participando, mostra sua rotina e produza informações de valor sobre copywriting para se firmar como autoridade e chamar a atenção dos tubarões.

Isso vai facilitar e muito sua jornada para conseguir seus primeiros clientes de copy e te dará credibilidade para cobrar pelos seus serviços de copy com mais segurança.

Invista em uma Landing Page para Conseguir Clientes de Copy

Como foi dito no começo deste conteúdo, os especialistas compram primeiro você, antes do seu trabalho.

Ter uma bela página de captura, além de vender o seu serviço no automático, ela passa a visão de profissionalismo e autoridade.

As pessoas que chegarem até o seu site, já terão acesso a informações sobre tudo o que você faz e quais os benefícios que ela pode ter ao contratar o seu serviço.

Uma Landing page também tem o poder de filtrar as pessoas, e com isso, somente os clientes que realmente tiverem interesse vão entrar em contato com você, o que possibilita a porcentagem de fechamento de contrato do serviço.

Foi exatamente isso que eu fiz para conseguir meus primeiros clientes de copy, e deu super certo.

Conclusão: Que tal Aprender a Habilidade Mais Lucrativa da Internet?

Seu interesse por este conteúdo me diz que você concorda que Copywriters estão entre os profissionais mais disputados do mercado.

Faço questão de usar a palavra ”concorda” porque você precisa saber que não está sozinho nesse pensamento. Tenho milhares de pessoas que me seguem e que perceberam o poder da escrita persuasiva – tanto para clientes quanto para seus próprios negócios.

É gente que saiu de empregos insuportáveis (assim como eu) e começou a fazer dinheiro dentro de casa (ou de qualquer lugar do mundo).

Alguns optaram por trabalhos fixos e conseguiram posições em grandes projetos; outros preferem ganhar porcentagens e acabam recebendo 5, 10, 20% do faturamento dos lançamentos de que participam (faça as contas e veja o que acontece quando o produto vende 100 mil reais em 7 dias).

O Método Copy Sistêmico possibilita resultados expressivos assim porque tem uma didática incomparável e um conteúdo tão rico que sequer existia em língua portuguesa.

Se você deseja se tornar um Copywriter desejado pelo mercado e pronto para faturar alto, toque neste link para conhecer a Formação Copywriting Sistêmico.

Como recompensa pelo seu empenho em chegar até o fim do conteúdo, te darei um desconto exclusivo (pessoas que não leram o guia não terão a mesma condição).

Espero que esse tutorial de copy tenha sido útil e, espero também te ver do outro lado da tela como meu aluno.

Grande abraço,

Andrew Silva.

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