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9 Formas de Ganhar Dinheiro com Copywriting

Tempo de leitura: 18 min

Escrito por Andrew Silva
em 11/12/2023

Ajudamos você a qualificar seus leads e aumentar suas conversões em vendas com copywriting criativo, autêntico e persuasivo.

Sua copy escrita, revisada e entregue em até 7 dias

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Quem foi o louco que disse que para ganhar dinheiro com copywriting você precisa viver se desgastando em escrever lançamentos, perpétuos e outros tipos de copy para venda?

Pasmem, existem diversas maneiras de você ganhar dinheiro na internet utilizando suas habilidades de escrita e você não precisa se restringir somente a uma delas. Se desejar (assim como eu), você pode investir seu tempo em todas essas oportunidades e faturar um dinheirão.

É claro que, para isso acontecer, você precisa avaliar em qual nível você está e quais as possibilidades de você começar a investir em cada uma agora.

Mas fique tranquilo, neste tutorial eu vou te apresentar cada uma das 9 simples e práticas formas de ganhar dinheiro com copywriting e como começar em cada uma delas.

9 Formas de Ganhar Dinheiro com Copywriting

Conheça pelo menos 9 formas de ganhar dinheiro com copywriting.

No decorrer deste tutorial, você vai perceber que cada uma dessas 9 formas de ganhar dinheiro com copy tem a ver com escrita e algumas delas complementam umas as outras.

O que eu aconselho, é que você inicialmente, escolha 2 que mais combinam com você e que esteja ao seu alcance para investir. A maioria delas é de graça, porém você terá que investir tempo.

Vamos conhecer todas essas oportunidades de monetizar sua escrita?

1. Redação Otimizada para SEO

O mercado está carente de profissionais que saibam combinar as técnicas de escrita e a otimização para os mecanismos de busca. Mais ainda por pessoas que saibam persuadir e gerar resultados para as empreasa com essa estratégia.

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing que envolve criação de conteúdo para aumentar o tráfego em sites e visibilidade da marca de forma orgânica. Mas o SEO não se resume só a criação de sites amigáveis para mecanismos de pesquisa. Trata-se de tornar o site melhor para as pessoas.

Você, como redator de conteúdo, precisa conhecer, pelo menos, os conceitos principais do SEO para deixar o seu texto otimizado para ser encontrado pelos leitores. Veja alguns dos conceitos básicos para redatores criarem conteúdos super otimizados para SEO:

Pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavra-chave é um dos fatores mais importantes dentro da estratégia de SEO. Podemos dizer que é a alma do SEO.

As palavras-chaves são como uma bússola para suas campanhas de SEO: elas dizem para onde ir e se você está ou não fazendo progresso. Elas também ajudam você a descobrir os pensamentos, medos e desejos do seu público-alvo.

Se você dominar a arte de pesquisar palavras-chave incríveis para escrever seus textos, além de conseguir gerar mais tráfego para o seu cliente, a partir dos mecanismos de busca, também os ajudará a ficar à frente da concorrência.

Headlines criativas e persuasivas

O título de uma redação é tão importante quanto o seu conteúdo, seja para prender a atenção do leitor, seja para otimizar a página para ser encontrada nos motores de busca.

Uma questão importante sobre o título é que ele deve conter a palavra-chave principal que vai ser usada no texto. E como copywriter, por ter a habilidade de criar títulos chamativos, você pode aproveitar a técnica de copy para escrever títulos cativantes e também otimizados para SEO.

Otimizar a estrutura geral do texto

Depois de conhecer as dores e desejos do público por meio da pesquisa e desenvolver um belo título, da mesma forma, você deve ser capaz de escrever todo o conteúdo com a mesma otimização e máximo de persuasão possível.

Vamos destacar alguns outros pontos para você revisar a estrutura geral do seu texto para que ele fique o mais otimizado possível, tanto para o seu leitor quanto para os motores de busca.

  • Escreva uma introdução interessante: escreva um gancho persuasivo que leve o leitor a desejar continuar com a leitura e saiba de imediato o que ele vai ler no seu conteúdo. Lembrando que você também precisa utilizar a palavra-chave principal na introdução
  • Faça uso de subtítulos: seu texto não pode ser massante e cansativo, e usar subtítulos, além de otimizar o conteúdo, pode destacar pontos importantes da informação. Use subtítulos para dividir o conteúdo em blocos menores para deixá-lo mais escaneável, amigável e contrubuir no ranqueamento.
  • Trabalhe destaques no seu texto: Há divergências de opinião sobre se o uso de negrito e itálico no texto ajuda ou não no SEO. No entanto, destacar algumas palavras ou frases, definitivamente, pode melhorar a legibilidade da redação. Quanto mais fácil de ler, maior a probabilidade de ser lido um conteúdo.
  • Use parágrafos curtos: artigos e blog posts não são livros. Blocos de texto muito densos simplesmente aborrecem e intimidam o leitor, e essa é a reação oposta à que você deseja, certo? Para melhores resultados, é aconselhável manter os parágrafos mais curtos, de 2 a 4 linhas no máximo.
  • Utilize técnicas de copywriting: grandes redatores sabem como encantar as pessoas com os seus texto, e para otimização de SEO não é diferente. Além de ser autêntico, você deve ser capaz de conduzir o leitor a conexões emocionais e levá-los a viver momentos de grande imaginação para mantê-los até o fim do texto e, provar para o algoritmo que seu texto não é plágio.
  • Escreva sempre na voz ativa: Quando se trata de convencer alguém, usar a voz passiva não é uma boa opção. Ela deixa o texto mais prolixo e dilui a mensagem. Já a voz ativa, por usa vez, é direta, nítida e enérgica, deixando seu texto bem mais persuasivo.
  • Converse na linguagem do leitor: nunca utilize termos técnicos demais, a menos que seu público seja o caso. Se tratando de blog, é melhor usar um tom conversacional, com palavras e frases que ressoam com o público. Manter um tom de conversa atrai mais o leitor e os motores de busca melhoram o ranqueamento do seu conteúdo.
  • Sempre use uma CTA: se você se diz ser um copywriter mas não usa CTA’s, está na hora de rever seus conceitos. Todo conteúdo deve ter um objetivo, e esse objetivo vai levá-lo a fazer uma chamada para a ação.

Se quiser ganhar dinheiro com copywriting escrevendo textos otimizados para SEO, é essencial que saiba pelo menos o básico para começar. Cada um desses pontos, se bem estudados, pode ajudá-lo a conseguir suas primeiras oportunidades em poucas semanas.

Se você não tiver nenhuma noção de como escrever copy, veja esse tutorial completo com 7 dicas para iniciantes.

Redação otimizada para SEO é uma das maiores demandas do mercado, e você pode ganhar muito dinheiro nessa área.

2. Roteirista de Vídeos para YouTube

Se existe uma forma de ganhar dinheiro rápido com copywriting, é sendo um roteirista de vídeos para o Youtube. Porquê? Cada vez mais as pessoas estão consumindo vídeos na internet.

A habilidade de escrever roteiros para YouTube se tornou bem requisitada no mercado digital. Gosto de dizer que é uma mar de oportunidades para o copywriter nadar de braçada. Porquê?

Porque a disputa pela atenção das pessoas está cada vez mais acirrada, e se não houver elementos de copy no roteiro, possivelmente a pessoa não vai assistir o vídeo até o final. Logo, tornou-se essencial contratar um copywriter profissional para elaborar esses roteiros altamente persuasivos.

O que garante melhor retenção dos usuários no vídeo, maior monetização, oportunidade de vendas e reconhecimento de marca pessoal. Além disso, evita que o canal seja ignorado e perca alcance orgânico.

Portanto, escrever roteiros para vídeos do YouTube, hoje em dia, sem usar técnicas de copy adequada, é o mesmo que dar murro em ponta de faca. Você vai encher seu canal de vídeo, mas não vai ter resultados.

Cada copy para roteiros de YouTube deve ser encarado como se fosse uma VSL. Sempre terá o objetivo de persuadir o usuário e levá-lo a tomar uma ação. Seja de inscrição no canal, compartilhamento ou mesmo vendas.

💡 Dica: se você for um excelente roteirista que entende de SEO, você estara um passo a frente dos seus concorrentes.

Pegou a ideia?

3. Social Media

Eu poderia falar de muitas oportunidades de ganhar dinheiro com copywriting que para você possa ser uma novidade. Mas resolvi enfatizar (de propósito) essa opção porque existe um grande benefício por trás dela.

Não sei se já parou para perceber, mas a maior demanda do mercado atualmente tem a ver com marketing de conteúdo. Até o momento, tudo o que falei com você envolve criação de conteúdo, porém existe uma grande vantagem em ser um copywriter social media.

Todo mundo acredita que precisa ser um bom designer ou ter excelentes recursos para começar, mas tudo o que você precisa é de força de vontade. Porquê? Isso vai exigir de você muita criatividade e o máximo de persuasão.

Criar conteúdo é uma arte, mas gerar resultados com ele, tem mais a ver com ser inteligente do que artístico. Claro que, unindo as forças, o conteúdo pode ser ainda melhor. Porém, o que realmente importa é a mensagem.

E se ela for bem pensada e bem estruturada, as chances de você colocar os concorrentes no bolso são gigantescas.

Quer ter mais oportunidades de ganhar dinheiro como copywriter? Comece a pensar na hipótese de ser um social media. Saiba como criar conteúdo envolvente e que venda todos os dias.

4. Estrategista

Outra carência do mercado digital são os estrategistas. Um estrategista é uma pessoa responsável pela criação e aplicação de uma estratégia. Ela geralmente engloba ações, metas e prazos para que o objetivo seja atingido.

Mas a pergunta é: como ganhar dinheiro com copywriting sendo estrategista? Como me tornar um bom estrategista?

Veja bem, uma estratégia pode ser intencional ou apenas surgir como uma forma comum de atividade, na medida em que um projeto vai se adaptando. Ela envolve ações como planejamento e pensamento estratégico.

Como os estrategistas são conhecidos em vários ramos, eles têm traços de personalidade específicos.

Alguns tipos deles foram até estudados pelo psicanalista Carl Jung. Para Jung, para se tornar um bom estrategista a pessoa tem que estar propensa a possuir uma combinação de 4 principais traços de personalidade:

  • Introversão;
  • Intuição;
  • Pensamento;
  • Julgamento;

Sabe-se que esta combinação de traços é muito rara entre as pessoas, fazendo com que os estrategistas sejam ainda mais procurados. Mas, de acordo com a psicologia moderna, um estrategista pode ser definido como um profissional competente, disciplinado e otimista. E, é claro, com uma mentalidade estratégica.

Se deixar levar pelo mercado e buscar a viver uma vida de copywriter pensando somente na escrita, é um passo largo para o fundo do poço.

O copywriter que realmente ganha dinheiro com seus textos, é aquele que sabe planejar, pensar e julgar toda uma situação avaliando início, meio e fim do projeto para que a campanha de marketing seja um sucesso, ou pelo menos corra menos riscos.

Para se tornar um bom estrategista, apenas pensar e planejar, também não é suficiente. Ele deve ter uma visão do futuro e uma intuição muito aguçada. Isto o torna raro de verdade, porque muitas vezes, é possível descobrir que as ideias de um estrategista podem não estar alinhadas com as ideias convencionais, dificultando a aceitação das pessoas.

Entre os típicos estrategistas profissionais podemos encontrar pessoas que possuem uma mentalidade capaz de criar e administrar bem as coisas em qualquer campo possível. Na verdade, eles seguem planos mentais que os desafiam.

Por outro lado, também costumam trabalhar com pessoas que estão no mesmo nível, em termos de capacidade e competência.

Portante, se quiser mesmo ganhar muito dinheiro nessa profissão, busque intensamente desenvolver uma personalidade e pensamento estratégico.

💡 Dica bônus: quer saber quais são os 4 tipos de copywriters e suas personalidades e descobrir em qual delas você se encaixa melhor e em qual você precisa se desenvolver urgentemente? Clique aqui para assistir o tutorial completo e gratuito.

Uma forma de você começar a desenvolver um pensamento estratégico de forma rápida, é quando você faz uma autocrítica.

Sempre reavalie o seu progresso. Uma grande chance de se tornar um bom estrategista é saber quando você pode mudar de tática.

Desenvolver e criar metas é legal, mas você também deve estar disposto a dar por encerrado um projeto ou mesmo incorporar novas estratégias quando não estiver obtendo os resultados esperados. Voltar um passo atrás não é perder, também faz parte da estratégia.

5. Consultoria

Eis aqui outra oportunidade de ganhar dinheiro como copywriter que ninguém vê: a consultoria.

A consultoria é uma ciência interdisciplinar e serviço profissional especializado de aconselhamento pessoal, empresarial, governamental ou organizacional. É um serviço profissional que tem como metodologia-base a assessoria e a assistência prática, mesclando conceitos técnicos diversos.

Como copywriter, você usará toda a sua expertise em copywriting e persuasão para aconselhar e direcionar outros profissionais ou empresas com seu problemas específicos, entregando soluções específicas.

Uma vez fui conversar com o responsável por uma empresa, e ele questionou porque sua copy não estava trazendo resultados para o negócio dele. Li toda a copy dele e, realmente, me convenceu a comprar. Logo, percebi que o problema não era a copy em si, mas a estrutura dela.

O público que ele buscava atingir, tinha uma personalidade mais aguçada para o emocional e não para o racional. E a copy dele era lógica demais.

A copy dele me convenceu pelo simples fato de que eu sou uma pessoa muito racional e lógica, o que significa que muitos estímulos emocionais não iriam funcionar.

Aconselhei ele a mudar a estrutura da copy e acrescentar alguns pontos que poderiam potencializar a comunicação e fazer o teste. Resultado? A página começou a converter.

As pessoas estão carentes de orientação e estão dispostas a pagar mais caro por isso. Então porque não investir em uma consultoria de copywriting e ganhar muito dinheiro aconselhando e direcionando outras pessoas?

6. Mentoria

Outra fonte de renda que você pode construir sendo um copywriter, está na arte de mentorar pessoas. E diferente da consultoria em que você analisa, aconselha e dá um direcionameto claro, a mentoria oferece um a companhamento pessoal ou em grupo por um determinado tempo.

Poderíamos resumir a mentoria da seguinte forma: alguém com mais experiência profissional em determinada área transmite conhecimento para alguém com menos experiência.

Nesse processo, todo o aprendizado se dá por meio da relação mentor-mentorado.

Quem ocupa a posição de mentor é sempre uma pessoa especialista em determinada área, com vasta experiência de mercado e resultados acumulados em sua carreira. Ao assumir essa posição, se mostra disposto a repassar seus conhecimentos obtidos ao longo de sua trajetória profissional.

Já o mentorado é um indivíduo que deseja aprender com a experiência do seu mentor para se fortalecer pessoal e profissionalmente e, enfim, alcançar maiores resultados.

Como copywriter, sua missão será entregar um acompanhamento a outra pessoa que tem menos experiência do que você. É literalmente pegar na mão e trazê-la para o mesmo degrau em que você está ou bem próximo dele.

Há Andrew, mas eu não tenho tanta experiência assim para ser um mentor.

Pasmem, sempre existirá alguém que não sabe o que a gente sabe e nem como chegar onde chegamos. Além disso, muitas pessoas escolhem seus mentores por admiração. Logo, se você for uma pessoa criativa, que tem princípios, valores e uma identitade própria, as chances de existir pessoas que te admiram são muito grandes.

Quer ganhar muito dinheiro com copywriting? Você pode optar ser um mentor.

7. Seja Autor de um Blog

Todo copywriter que se preze, deveria ter um blog.

🎯 Um conselho meu: utilizar essa estratégia pode não só colocar muito dinheiro no seu bolso, como também potencializar a sua carreira e negócios.

Há… blog é uma coisa ultrapassada. Bem, você é quem pensa! Não investir em um blog é coisa de quem não tem cérebro.

Mas porque eu deveria investir em blog? Você me pergunta… e eu vou te dar alguns motivos:

🖊 1° – Treina sua escrita

Todos nós sabemos que para se desenvolver como profissional das palavras, é preciso prática constante. Então, porque não aproveitar e criar um blog?

Além de praticar diariamente ou semanalmente, você poderá escrever sobre o que quiser.

📚 2° – Produção de conteúdo

Bem, você não é obrigado a criar conteúdo se não quiser, mas quando você posta, além de treinar sua escrita, você estará criando um portfólio personalizado.

Isso porque se você não tiver experiência, os cliente poderão te avaliar e conhecer seu estilo por meio dos seus posts e artigos.

Além disso, você também poderá praticar suas técnicas de SEO, aperfeiçoar sua linguagem e descobrir o seu tom de voz único.

🧠 3° – Desenvolvimento cognitivo

O fato de você ter que pensar em toda a estrutura e argumentação do conteúdo, te dá o poder e capacidade de criar estratégias bem elaboradas.

Claro, seu conteúdo sempre deve ter uma ideia e objetivo definido. Com a ideia e objetivo definido, você obriga seu cérebro a pensar em algo que gire em torno daquilo, fazendo de você um copywriter cada vez mais estratégico.

🤝🏻 4° – Maior número de clientes

Meu primeiro contrato como copywriter, foi de R$1.500,00 durante 3 meses. E sabe por onde esse cliente chegou até mim?

Exatamente! Pelo meu blog.

Ele pesquisou no Google, achou meu site e entrou em contato.

Foi uma oportunidade excelente, já que eu era um simples iniciante, isso me fez subir de nível mais rapidamente, pois logo estava a descobrir que era uma empresa Italiana.

A cultura era diferente, as palavras tinham significados diferentes e a visão de mundo deles era diferente. Fui forçado a me adaptar.

💸 5° – Monetização

Eu não poderia deixar de mencionar a possibilidade de monetizar o seu blog.

Com a parceria do Google Adsense, você poderá monetizar o seu blog e, além de expandir suas oportunidades de negócios, poderá também, receber uma renda passiva todos os meses

Existem vários outros motivos que eu poderia citar aqui, mas isso é papo para um outro tutorial.

De qualquer forma, esses são motivos suficientes para você começar a fazer isso hoje. Porquê? Uma única estratégia vai te garantir todos esses benefícios e muito mais.

Enquanto você cria conteúdo, você:

  • Treina sua escrita
  • Treina sua forma de pensar
  • Aumenta a visibilidade
  • Melhora o posicionamento
  • Ganha mais credibilidade
  • Oportunidade de negócios
  • Cria uma fonte de renda

Tudo isso com uma tacada só. Nunca foi tão fácil criar novas oportunidades e ao mesmo tempo ser produtivo. Você concorda?

Agora, se você não sabe como criar um blog do completo zero, este tutorial vai ser uma mão na roda.

8. Infoprodutor

Infoprodutos são produtos digitais (produtos de informação) disponibilizados na internet. E o infoprodutor é a pessoa por trás do desenvolvimento desses produtos, que pensa da criação propriamente dita desse material como também no seu processo de vendas e distribuição.

Já imaginou ter o seu próprio infoproduto, com você ensinando tudo o que sabe por meio da internet e ganhando muito dinheiro?

Você pode criar um e-book, curso online, masterclass, newsletter, webnário, checklists, planilhas e inúmeros outros formatos, com por exemplo, a mentoria que falamos algumas linhas atrás.

O mercado está obcecado por aprender coisas novas sobre copywriting, e você pode ganhar muito dinheiro criando seus próprios infoprodutos e vendê-los na internet.

9. Afiliado

Essa é outra opção que você pode utilizar como recurso para ganhar dinheiro com copywriting. Ao invés de criar um produto do zero e depois vender, tudo o que você tem a fazer é se afiliar a um produto de outra pessoa (que já está pronto), divulgá-lo e receber comissões por cada venda feita.

As comissões variam entre 40% e 70%. Depende muito do produtor.

Há, caso tenha interesse, estamos recrutando afiliados acima da média para vender nosso curso de copy. Você terá uma estrutura validada e tudo o que precisa para lucrar como afiliado. Estamos disponibilizando comissões de 70% para cada venda.

Caso queira ser nosso parceiro, clique aqui para se afiliar e começar a vender imediatamente.

Você pode utilizar o seu talento como copywriter e desenvolver estratégias para vender como afiliado.

Claro, eu não aconselho que você utilize essa forma de renda como a principal. Mas a medida em que você criar conteúdos para o seu blog, por exemplo, você pode colocar os links de afiliado no meio dos artigos para os leitores clicarem e comprarem.

Veja outro benefício de ter um blog aí. Você não fica refém só do Adsense, mas monetiza com as vendas de afiliado também.

Passo a Passo para Ganhar Dinheiro com Copywriting com Rapidez e sem Confusão

Como foi dito no início deste tutorial, todas essas 9 formas de ganhar dinheiro com copy podem ser personalizadas e combinadas.

Se você cria um blog – por exemplo – ao mesmo tempo que você expande suas possibilidades de negócios, você também pode promover seus infoprodutos ou vender como afiliado.

Como um consultor, você aconselhar outras pessoas e ao mesmo tempo, caso a pessoa não tenha quem faça o serviço para ela, ofereça seu trabalho como copywriter de order bump.

Bem, são várias as possibilidades de ganhar dinheiro como copywriter e essas são algumas das alternativas mais lucrativa.

Se estiver cansado de correr atrás de clientes para escrever lançamentos ou perpétuos, essas são ótimas oportunidades.

Cresça, evolua e pense fora da caixa. Existe um mar de oportunidades te esperando. E se você estiver confuso quanto a sua carreira e deseja um direcionamento claro sobre o que está te impedindo de lucrar com copy e saber o que fazer, basta se inscrever na mentoria CopyMind.

Para saber mais sobre a mentoria de copywriting, basta clicar aqui.

Grande abraço,

Andrew Silva.

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