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Copy Para Anúncio: 6 Elementos Que Não Podem Faltar

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Andrew Silva
em 18/07/2023

Ajudamos você a qualificar seus leads e aumentar suas conversões em vendas com copywriting criativo, autêntico e persuasivo.

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Com o lead cada vez mais caro, e os lucros caindo, convencer os clientes a comprar de você não tem sido uma tarefa fácil. E quando falamos de copy para anúncio, existem pelo menos 6 elementos que são indispensáveis para causar impacto, conexão e conversão com seus anúncios online.

Neste guia, vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre copy para anúncio e como escrever um texto de vendas que gere desejo no cliente à sua marca, produto e serviço – através destes 6 elementos de copy indispensáveis para anúncios online.

6 elementos indispensáveis de copy para anúncio.

Primeiramente, o que é um Copy para Anúncio?

Copywriting ou copy é uma estratégia de escrita persuasiva utilizada para convencer o leitor a realizar uma ação ou tomar uma decisão específica que você deseja.

É uma maneira de utilizar a escrita para criar uma reação no leitor, diferente de um texto comum que pode ter o objetivo de ser informativo.

O tipo de reação que sua copy vai gerar, vai depender de alguns fatores:

1. Definir um Objetivo

Antes de tudo, é preciso definir quais serão os objetivos da sua copy. É preciso ter isso em mente.

Portanto, pergunte-se:

  • Qual é a finalidade dos seus anúncios?
  • É captar clientes?
  • Vender?
  • Aumentar a autoridade da marca?

Enfim, são várias as possibilidades.

Tendo seu objetivo bem definido e claro, comece a pensar no…

2. Público-Alvo

Para quem você escreve? Qual é o seu público-alvo ou cliente ideal?

Essa pergunta deve ter uma resposta clara e deve te guiar em todo o processo de criação da copy. Afinal, é esse o público que vai ser impactado pela sua copy.

Descubra quais são as suas características comportamentais, tendências que ele segue, linguagem falada e como ele pode ser impactado pelo seu copy.

E falando nisso, tenho um vídeo completo explicando sobre cada um dos 4 tipos de clientes e suas características comportamentais que você pode consultar para entender sua audiência e causar impacto com sua copy.

Bem, o terceiro ponto a se observar é a sua…

3. Proposta Única de Valor

O que te diferencia do mercado? O que você tem de tão valioso que seus concorrentes não tem, e você tem?

Uma boa oferta precisa transmitir valores, mostrar o seu produto ou serviço por um ângulo e percepção diferentes do que o seu cliente já possa ter visto na internet.

Quais são as vantagens que o cliente terá ao comprar de você e não do concorrente?

A copy do seus anúncios devem ser únicos ao ponto de gerar curiosidade e identificação com as dores e desejos do público.

4. Estudar a Concorrência

Como falamos no tópico acima, o mercado é imenso e sua concorrência também luta pela atenção do mesmo cliente que você.

E é bom você saber: sua concorrência também sabe e usa copy para vender.

Portanto, jamais copie um texto de outra empresa. Isso só vai lhe causar prejuízos, afinal, você não estará sendo diferente dos demais.

Então, porque o cliente deveria comprar de você se a sua solução é igual a do fulano que cobra mais barato, não é mesmo?

Estude sua concorrência, saiba o que o mercado está oferecendo e se inspire para ter suas próprias ideias. Seja criativo e inovador para se destacar.

Se você não consegue ter boas ideias e despertar essa criatividade que existe em você, aproveite para dar uma olhada nesse tutotial com dicas e estratégias para estimular a sua criatividade.

Outro ponto é…

5. Escolher um Canal de Vendas

Saber em qual canal será veiculado seus textos é tão importante quanto saber escrevê-los.

Certifique-se de que estará escrevendo sua copy para anúncios de forma adequada para cada tipo de canal, respeitando a linguagem, políticas de privacidade, tamanho e estilo que a plataforma exige.

  • É Youtube Ads?
  • Google Ads?
  • Meta Ads?
  • Pinterest Ads?
  • Tik Tok Ads?
  • Taboola?

Enfim, escolha onde quer veicular seus anúncios, entenda como as plataformas de anúncios online funcionam e escreva com sabedoria.

E agora que você já tem um objetivo… público definido… proposta única de valor… e como se destacar dos concorrentes… chegou a hora de saber os…

6 Elementos Indispensáveis Que Toda Copy Para Anúncio Deve Ter

Bem, se tratando de chamar a atenção do leitor, o copy para anúncio, normalmente é um texto curto e objetivo para convencer o possível cliente a tomar uma decisão imediata.

Ela precisa ser escrita de forma clara, concisa e sem possíveis erros de escrita ou gramática. Além disso, você deve escrever seu copy de forma que passe a ideia da personalidade da marca.

Utilizar gatilhos mentais também é fundamental e obrigatório se quiser causar o efeito e estimular o leitor a comprar. Também é importante que sua copy tenha uma CTA (Call To Action) bem definida e única.

Não adianta chamar a atenção do leitor, gerar desejo e não ter um convite ao final do copy. Invista em criar boas CTA’s que sejam fáceis de entender e de executar.

Para estalar os dedos e ver tudo acontecer, primeiro você precisa se preparar e estar ciente de que todas as joias (elementos) estejam nos seus textos.

e o primeiro desses elementos, e mais importante deles, é a…

1. Headline

Caso ainda não saiba ou não tenha percebido, a headline (ou título) é responsável por 80% dos resultados de uma copy. É a partir dela que você consegue chamar a atenção do leitor e causar impacto.

A headline é a joia do poder! E com grandes poderes vem grandes responsabilidades.

Seus títulos precisam ser:

  • Ultra específicos
  • urgentes
  • úteis
  • únicos.

Portanto, foque a maior parte da sua energia para criar a headline, pois ela é a porta de entrada do anúncio.

2. Lead

O lead são os primeiros parágrafos da sua copy e que podem ser divididos em vários tipos, como por exemplo:

  • Offer lead
  • Promise lead
  • Promise solution lead
  • Secret lead
  • Proclamation lead
  • Story lead

Conhecer cada um destes leads é o que determina se sua copy vai causar impacto no leitor ou não. A introdução de uma copy para anúncios deve ir direto na dor ou desejo do cliente.

As primeiras linhas são as mais importantes, bem como a headline.

Esta é a joia da mente, e você precisa saber para qual tipo de pessoa e personalidade você está se comunicando. Pois isso determina qual o nível de consciência estará escrevendo.

Aliás, se for do seu interesse conhecer cada um desses leads de introdução para copy, deixe sua opinião aqui nos comentários, assim posso saber o quanto esse assunto é relevante para você e criar um vídeo tutorial explicando cada um deles.

Beleza?

3. Emoções

Saiba despertar emoções no leitor!

A joia da alma é um grande elemento quando se trata de despertar desejo.

Fale dos sonhos, desejos, medos e problemas do leitor e a copy dos seus anúncios terão mais conexão do que esperava. Afinal, estamos nos comunicando com seres humanos, e seres humanos têm sentimentos.

Você pode despertar essas emoções por meio de histórias aplicando as técnicas de Storytelling e gatilhos mentais.

Quer uma copy para anúncios de alta conversão? Então cause arrepios na sua audiência.

4. Organização

Pode parecer bobagem, mas textos bem organizados tendem a manter o foco do leitor durante a leitura. Porquê?

Porque gera clareza e fácil entendimento sobre aquilo que se está falando. Além disso, o efeito psicológico causado no cérebro é de que o leitor não precisa gastar muita energia.

Outro benefício que essa joia do espaço traz, é o conforto e prazer naquilo que se está lendo. Sua copy deve ser gostosa de ler.

Portanto, use espaçamento adequado, utilize bullet-points para definir tópicos e sublinhe palavras que exigem maior atenção.

5. Tempo

É importante saber que existem pessoas de vários tipos e características. Isso inclui as que gostam de coisas direto ao ponto e as que preferem tudo bem explicadinhas nos mínimos detalhes.

Identificar essas características no seu público requer muita pesquisa e levantamento de dados. Um serviço pesado e demorado que o Copywriter normalmente faz para facilitar qualquer projeto.

Logo, é preciso usar a joia do tempo com sabedoria.

Tente manter o equilíbrio, assim sua persona não se cansa de ler.

6. Verdade

Já ouviu falar que a verdade sempre vende? Pois é, e se tratando de copy para anúncios não é diferente.

Cuidado para não abusar das promessas, elas podem causar um efeito contrário a você. Nunca use nada sobrenatural demais, seja realista e fale a verdade para o leitor.

A joia da realidade é para te lembrar que as pessoas gostam do que é simples e já existe, porém, você precisa apresentá-las de uma maneira interessante e criativa, claro, sempre respeitando a verdade.

Conclusão: Escreva Copy Para Anúncio de Forma Inteligênte

Agora, percebo que tudo isso é mais fácil falar do que fazer…

Mas tenha certeza de que existe um processo comprovado passo a passo que você pode seguir para fazer tudo isso acontecer, mas é muita informação para colocar em um único artigo…

Por isso criei uma manual completo de copywriting ‘’anúncio inteligente’’, onde revelo tudo o que você precisa saber para começar a escalar o seu negócio através de anúncios persuasivos, mesmo que você não tenha experiência com copy.

Então, se você é um empreendedor que deseja qualificar seus leads e vender mais, ou um copywriter que deseja refinar suas habilidades de copy para anúncios… e está cansado de escrever anúncios amadores e quer ganhar mais com suas habilidades de escrita…

Não deixe de conferir o guia completo de copy para anúncios com o passo a passo detalhado do que precisa fazer em seus anúncios online e ter mais resultados.

Então se estiver interessado, você pode acessar o manual clicando aqui! Espero vê-lo em breve e com grande entusiasmo com seus grandes resultado.

Grande abraço,

Até nosso próximo encontro!

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