O Método DISC é uma ferramenta criada pelo Dr. William Marston que classifica o comportamento das pessoas em quatro tipos de personalidade: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
Essa ferramenta é utilizada, geralmente, para melhorar a produtividade no trabalho, comunicação e trabalho em equipe.
Em Março de 2021, alguns meses depois de ter começado minha carreira como Copywriter Profissional, recebi um convite que mudou para sempre minha jornada no mundo do copywriting e vendas.
Eu estava frustrado com algumas situações na minha vida pessoal e profissional e não conseguia encontrar respostas para o que eu precisava.
Não tinha a menor ideia do que ia acontecer quando chegasse lá.
Nunca podia imaginar que minha vida ia ser transformada daquela forma.
Muito foi falado nesse seminário – coisas que não cabem compartilhar aqui – mas uma delas teve uma ação prática na minha vida dali para frente. Esse foi um dos conhecimentos mais importantes que adquiri nos últimos meses.
Então presta a atenção! O que eu vou te mostrar aqui, vai mudar a sua vida pessoal e profissional radicalmente.
Portanto, fique atento Copywriter.
O mito de que você só precisa aprender a habilidade de escrever de forma persuasiva para ter sucesso será jogado por terra.
A metodologia DISC vai te levar a um mundo louco de ”Estilos Sociais”.
- Ela capta a sua essência
- Fornece muitas respostas sobre quem você é
- Te dá informações valiosas sobre quem você se relaciona
- Revela quais são os seus motivadores e valores
É quase um mapa do seu Modus Operandi.
E o que o Método DISC pode impactar na vida de um Copywriter ou qualquer outro profissional da escrita?
Vamos descobrir isso agora.
O Que é o Método DISC?
Após ser usado por 53 milhões de pessoas durante vários anos, o Método DISC é uma ferramenta de avaliação pessoal utilizada para melhorar a produtividade no trabalho, comunicação, trabalho em equipe e proporcional o autoconhecimento.
Sabe aquela entrevista de emprego que você fez para uma vaga e possivelmente não passou no processo seletivo?
Com certeza você não passou no teste da ferramenta com referência a personalidade e características que aquela vaga precisava.
O DISC é um método perfeito para análise do comportamento e personalidade.
Ela oferece uma linguagem comum, que as pessoas podem usar para entender melhor a si mesmos e para adaptar os seus comportamentos aos outros em diferentes situações.
Na profissão Copywriter, por exemplo, depois de muita experiência eu fui entender que não se trata só de escrita, mas de ter um pleno conhecimento da pessoa ou público para quem você vai escrever.
E esse foi o ponto chave para mudar completamente meu nível de carreira. Hoje sou um Copywriter que não só entende das técnicas e estratégias como também de pessoas.
Conhecendo esses princípios, criei a minha própria metodologia DISC destinada a Copywriters e todos os profissionais da escrita, que fará de você um copywriter mais estratégico, escrevendo com mais inteligência e maestria.
Como Funciona o Método DISC?
A ideia de criar o Método DISC para Copywriters vem com o objetivo de ajudar você a identificar melhor o perfil do lead, persona ou público-alvo.
Cada letra do DISC, apresenta alguns aspectos, características e comportamentos que ajudam a reconhecer o perfil ideal do seu público.
Além disso, nos dá um norte de como a pessoa pensa e age nas suas decisões:
- Rápida e Racional
- Rápida e Emocional
- Lenta e Racional
- Lenta e Emocional
Ela possibilita você saber como escrever uma copy mais assertiva e ter sucesso na chamada de ação para converter aquele leitor.
Com isso, você se tornará um Copywriter de nível estratégico e inteligente, escrevendo campanhas de vendas ultra segmentadas, de alta conversão, e claro, ganhar 5x mais do que poderia ganhar sendo um copywriter que só escreve.
Vale lembrar que não somos 100% um perfil, e em determinadas situações podemos nos comportar de forma diferente. Ou seja, eu posso ser uma pessoa com o perfil de Influência (I), mas no momento de uma compra acabou ressaltando o lado da Dominância (C).
Então, vale entender e identificar o perfil da pessoa no momento da compra, de acordo com algumas pistas que ela acaba dando.
E é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.
Como Identificar o DISC de cada Pessoa e Escrever uma Copy Mais Assertiva e Segmentada?
A metodologia se divide em 4 tipos básicos de comportamentos. São eles:
- Dominância (D)
- Influência (I)
- Estabilidade (S)
- Conformidade (C)
Cada letra do DISC representa alguns aspectos que te ajudam a reconhecê-lo.
Em um desses quadrantes está a sua forma de agir e pensar.
A primeira diferença entre eles é como você age.
Então, qual o primeiro impulso quando tem que agir? Você reflete sobre aquilo ou age logo de cara?
A próxima pergunta é: você é a pessoa do sentimento, ou é a pessoa dos dados?
No seminário que participei descobri que eu estava no quadrante ”C”, a Conformidade. Analítico demais, penso muito. E com isso descobri meus 3 maiores erros:
- Dificuldade em comunicar com o extremo oposto
- Descobri que errar dói mais do que o normal
- Sou do tipo que foje de conflitos
Mais ou menos assim:
Apenas 3 pontos simples, certo? ERRADO. Porque saber isso mudou TUDO.
Comecei a ativamente trabalhar cada um desses pontos em mim.
Estudei mais sobre os ”Estilos Sociais” e identifiquei amigos, parentes e colegas em cada um deles.
Aprendi a me comunicar com cada uma dessas pessoas. Entendi que nem todos pensamos e agimos iguais. E ter pessoas diferentes dentro de uma equipe é muito importante.
E mais do que isso: percebi que podia usar isso na minha profissão. Na minha escrita. Identificando:
- O estilo social da minha persona
- E me comunicando com ela da forma mais assertiva possível
Porque o Conforme é analítico, precisa de muitos dados e informação. O Dominante quer ir direto ao ponto.
Mesclar isso em diferentes comunicações é poder.
Agora você deve estar pensando que o DISC de cada pessoa deve ser algo muito difícil de identificar. Mas eu tenho uma boa notícia: não é!
Vamos identificar cada um deles.
1. Perfil Comportamental Dominância (D)
A palavra para esse caso seria RESULTADO. São pessoas que apresentam as seguintes características:
- Muito ativas ao lidar com problemas e desafios;
- Objetivas e diretas, procurando apressar muitas conversas;
- Buscam resultados a qualquer custo;
- São muito rápidas na execução de suas atividades;
- Determinadas e confiantes;
- Procuram a liberdade e independência;
- Competitivas;
- Procuram soluções fora do comum para atingir suas metas;
- Gesticulam muito ao falar, principalmente usando o dedo para apontar algo;
- Dominadoras, exigentes e enérgicas.
Dessa forma, ao falar com uma pessoa que apresenta essas características, você deve:
- Estar bem preparado, ser específico, vá direto ao ponto e seja breve;
- Concentre-se em números: resultados e prazos envolvidos evitando detalhes em demasia;
- Atenha-se a assuntos profissionais, procure não abusar da sociabilidade;
- Não fale de temas irrelevantes e, em vez de apontar pontos negativos, faça sugestõs de como alcançar o objetivo.
Em outras palavras, fale mais sobre resultados e soluções sem muita enrolação.
2. Perfil Comportamental Influência (I)
A palavra para esse caso seria PESSOAS. E as principais características apresentadas são as seguintes:
- Gostam de influenciar os outros através de conversas e atividades;
- Confiantes e otimistas;
- São ótimos para transmitir informações, sendo muito comunicativos, mas maus ouvintes;
- Geralmente desorganizados em suas tarefas e documentos;
- Tendem a ser emocionais;
- Procuram criar uma rede de contatos sólida para alcançar seus objetivos;
- Falam utilizando muitos gestos para ilustrar a conversa, portando-se sempre de maneira entusiasta e persuasiva.
Como pessoas desse estilo são sociáveis e desenvolvem boas relações, essa é uma das letras mais fáceis de ser identificadas. Você deve focar:
- Ser caloroso e amigável, preocupando-se em construir uma relação;
- Deixe-o controlar o diálogo, para que tenha muitas oportunidades de verbalizar suas características e suas ideias que devem ser elogiadas sempre que possível;
- Não aponte muitos detalhes e não diga diretamente o que fazer, deixe que ele participe das decisões;
- Prefira interagir em ambientes dinâmicos e mais descontraídos procurando sempre mostrar interesse em saber como ele está se sentindo.
Seja mais humanizado e emotivo. Aproveite o otimismo que apresentam para se conectar com a solução.
3. Perfil Comportamental Estabilidade (S)
A palavra para esse caso seria SEGURANÇA. E geralmente as pessoas apresentam os seguintes aspectos:
- Apreciam ritmos constantes e não gostam de mudanças súbitas;
- Desistem com facilidade quando os planos não dão certo;
- Indecisas em momentos que requerem decisões;
- Pacientes e leais;
- São mais metódicas e previsíveis;
- Geralmente falam sem gesticular tanto.
Dessa maneira, algo que lhe ajuda a lembrar desse perfil é associá-lo à imagem de um médico, que é uma pessoa que escuta muito e transmite confiança.
E para obter sucesso com esse perfil de Lead você deve:
- Esforçar-se para ser gentil e simpático. Busque construir uma relação de confiança demonstrando um interesse genuíno na sua pessoa;
- Demonstre paciência com sua hesitação, compreenda o tempo de que eles precisam para se adaptar;
- Apresente o assunto da maneira mais suave possível, concentre-se mais em ”como fazer” (método) em vez de ”o que fazer”;
- Procure não ser dominador e exigente, evite mensagens agressivas com tom de voz forte e linguagem corporal incisiva.
Não reinvente a roda. Simplesmente prove como a sua solução é segura e traz resultados concisos. Você pode utilizar cases de sucesso, depoimentos e provas científicas.
4. Perfil Comportamental Conformidade (C)
A palavra para esse caso seria PROCESSOS. E os principais aspectos apresentados pelas pessoas são os seguintes:
- Valorizam aderir a regras, regulamentos e estrutura;
- Quando tomam decisões, podem não ser flexíveis a novas ideias;
- Não se convencem com “eu acho”;
- Ficam estressadas quando as coisas não saem exatamente como queriam;
- Muito persistentes na realização de suas tarefas;
- Extremamente organizadas, disciplinadas e dedicadas;
- Fazem bastante perguntas;
- Trabalham de uma forma muito sistemática, analítica e lógica.
Desse modo, o ideal para se comunicar com pessoas desse estilo é:
- Se preparar com antecedência, pois seus padrões são elevados. Dê atenção aos detalhes;
- Seja formal atentando-se apenas ao tema, mostre ser rigoroso e realista. Não seja generalista;
- Seja sistemático e lógico em seus pensamentos apoiando suas afirmações em dados precisos e úteis;
- Concentre-se mais nos fatos e nas regras e, sempre que possível, ofereça segurança e garantia.
Para explicar certinho o passo a passo, monte um processo simples e claro para elas, trazendo bastante números e dados para embasar a sua solução.
Conclusão
Não existe um passo a passo que diga que em 5 minutos você saberá tudo sobre a pessoa. A facilidade vem com a experiência e treinamento.
Entender o comportamento humano te dá o poder de predeterminar a postura do seu cliente com relação a sua empresa, produto ou serviço. Suas chances de errar em uma oferta diminuem em pelo menos 50%.
Portanto lembre-se: para escrever uma copy que converte é muito importante participar da sociedade e entender os outros.
Use o Método DISC para Identificar os Sinais
Ao conseguir reconhecer em qual letra a pessoa se encaixa, você consegue gerar um melhor rapport, além de ter facilidade para explicar como você pode ajudá-lo, tendo, assim, mais assertividade na hora da venda.
Para ajudar, principalmente nesse início, sugiro que você procure identificar o seu DISC primeiro, pois isso já facilita quando você encontrar alguém com o mesmo comportamento que o seu ou até mesmo escrever para um público semelhante.
Além disso, quando estiver conhecendo bem a sua audiência, os resultados vão começar a acontecer sem você perceber.
Utilize a Metodologia DISC Para ser Mais Produtivo
Um dos fatores chave, e que mudou completamente a forma como trabalhamos, foi o home office. Por sinal, é a parte preferida dos profissionais do texto. O Copywriter adora o seu cantinho.
Portanto, ao reconhecermos nossos padrões e tendências, podemos separar as tarefas em grupos e tomar decisões mais efetivas para aumentar a nossa produtividade.
Monte uma escala de prioridades para cada uma das suas tarefas. Seja organizando e nunca faça mais de uma tarefa por vez.
Escrever exige raciocínio e foco.
Além disso, tenha uma rotina matinal.
Descanse seu cérebro, faça pausas durante o dia para refrescar a mente e alimentá-la com livros.
Eu, por exemplo, só consigo escrever ativamente e ser altamente criativo depois que tomo um bom banho, respiro um ar puro e deixo a mente viajar.
Faça o teste!
Quanto mais tranquilo e relaxado você fica, mais criativo e produtivo você fica.
Nunca force uma ideia. Pensar demais não é a solução. As melhores ideias surgem quando não estamos pensando nela.
Prova disso é quando você está andando da rua, livre, leve e solto e de repente você tem uma ideia genial.
Felizmente ou infelizmente, é assim que funciona.
Portanto, gaste suas energias somente quando tiver a ideia. Assim, você vai conseguir escrever com mais velocidade, percepção e lucro.
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