Com o lead cada vez mais caro, e os lucros caindo, convencer os clientes a comprar de você não tem sido uma tarefa fácil. E quando falamos de copy para anúncio, existem pelo menos 6 elementos que são indispensáveis para causar impacto, conexão e conversão com seus anúncios online.
Neste guia, vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre copy para anúncio e como escrever um texto de vendas que gere desejo no cliente à sua marca, produto e serviço – através destes 6 elementos de copy indispensáveis para anúncios online.
Primeiramente, o que é um Copy para Anúncio?
Copywriting ou copy é uma estratégia de escrita persuasiva utilizada para convencer o leitor a realizar uma ação ou tomar uma decisão específica que você deseja.
É uma maneira de utilizar a escrita para criar uma reação no leitor, diferente de um texto comum que pode ter o objetivo de ser informativo.
O tipo de reação que sua copy vai gerar, vai depender de alguns fatores:
1. Definir um Objetivo
Antes de tudo, é preciso definir quais serão os objetivos da sua copy. É preciso ter isso em mente.
Portanto, pergunte-se:
- Qual é a finalidade dos seus anúncios?
- É captar clientes?
- Vender?
- Aumentar a autoridade da marca?
Enfim, são várias as possibilidades.
Tendo seu objetivo bem definido e claro, comece a pensar no…
2. Público-Alvo
Para quem você escreve? Qual é o seu público-alvo ou cliente ideal?
Essa pergunta deve ter uma resposta clara e deve te guiar em todo o processo de criação da copy. Afinal, é esse o público que vai ser impactado pela sua copy.
Descubra quais são as suas características comportamentais, tendências que ele segue, linguagem falada e como ele pode ser impactado pelo seu copy.
E falando nisso, tenho um vídeo completo explicando sobre cada um dos 4 tipos de clientes e suas características comportamentais que você pode consultar para entender sua audiência e causar impacto com sua copy.
Bem, o terceiro ponto a se observar é a sua…
3. Proposta Única de Valor
O que te diferencia do mercado? O que você tem de tão valioso que seus concorrentes não tem, e você tem?
Uma boa oferta precisa transmitir valores, mostrar o seu produto ou serviço por um ângulo e percepção diferentes do que o seu cliente já possa ter visto na internet.
Quais são as vantagens que o cliente terá ao comprar de você e não do concorrente?
A copy do seus anúncios devem ser únicos ao ponto de gerar curiosidade e identificação com as dores e desejos do público.
4. Estudar a Concorrência
Como falamos no tópico acima, o mercado é imenso e sua concorrência também luta pela atenção do mesmo cliente que você.
E é bom você saber: sua concorrência também sabe e usa copy para vender.
Portanto, jamais copie um texto de outra empresa. Isso só vai lhe causar prejuízos, afinal, você não estará sendo diferente dos demais.
Então, porque o cliente deveria comprar de você se a sua solução é igual a do fulano que cobra mais barato, não é mesmo?
Estude sua concorrência, saiba o que o mercado está oferecendo e se inspire para ter suas próprias ideias. Seja criativo e inovador para se destacar.
Se você não consegue ter boas ideias e despertar essa criatividade que existe em você, aproveite para dar uma olhada nesse tutotial com dicas e estratégias para estimular a sua criatividade.
Outro ponto é…
5. Escolher um Canal de Vendas
Saber em qual canal será veiculado seus textos é tão importante quanto saber escrevê-los.
Certifique-se de que estará escrevendo sua copy para anúncios de forma adequada para cada tipo de canal, respeitando a linguagem, políticas de privacidade, tamanho e estilo que a plataforma exige.
- É Youtube Ads?
- Google Ads?
- Meta Ads?
- Pinterest Ads?
- Tik Tok Ads?
- Taboola?
Enfim, escolha onde quer veicular seus anúncios, entenda como as plataformas de anúncios online funcionam e escreva com sabedoria.
E agora que você já tem um objetivo… público definido… proposta única de valor… e como se destacar dos concorrentes… chegou a hora de saber os…
6 Elementos Indispensáveis Que Toda Copy Para Anúncio Deve Ter
Bem, se tratando de chamar a atenção do leitor, o copy para anúncio, normalmente é um texto curto e objetivo para convencer o possível cliente a tomar uma decisão imediata.
Ela precisa ser escrita de forma clara, concisa e sem possíveis erros de escrita ou gramática. Além disso, você deve escrever seu copy de forma que passe a ideia da personalidade da marca.
Utilizar gatilhos mentais também é fundamental e obrigatório se quiser causar o efeito e estimular o leitor a comprar. Também é importante que sua copy tenha uma CTA (Call To Action) bem definida e única.
Não adianta chamar a atenção do leitor, gerar desejo e não ter um convite ao final do copy. Invista em criar boas CTA’s que sejam fáceis de entender e de executar.
Para estalar os dedos e ver tudo acontecer, primeiro você precisa se preparar e estar ciente de que todas as joias (elementos) estejam nos seus textos.
e o primeiro desses elementos, e mais importante deles, é a…
1. Headline
Caso ainda não saiba ou não tenha percebido, a headline (ou título) é responsável por 80% dos resultados de uma copy. É a partir dela que você consegue chamar a atenção do leitor e causar impacto.
A headline é a joia do poder! E com grandes poderes vem grandes responsabilidades.
Seus títulos precisam ser:
- Ultra específicos
- urgentes
- úteis
- únicos.
Portanto, foque a maior parte da sua energia para criar a headline, pois ela é a porta de entrada do anúncio.
2. Lead
O lead são os primeiros parágrafos da sua copy e que podem ser divididos em vários tipos, como por exemplo:
- Offer lead
- Promise lead
- Promise solution lead
- Secret lead
- Proclamation lead
- Story lead
Conhecer cada um destes leads é o que determina se sua copy vai causar impacto no leitor ou não. A introdução de uma copy para anúncios deve ir direto na dor ou desejo do cliente.
As primeiras linhas são as mais importantes, bem como a headline.
Esta é a joia da mente, e você precisa saber para qual tipo de pessoa e personalidade você está se comunicando. Pois isso determina qual o nível de consciência estará escrevendo.
Aliás, se for do seu interesse conhecer cada um desses leads de introdução para copy, deixe sua opinião aqui nos comentários, assim posso saber o quanto esse assunto é relevante para você e criar um vídeo tutorial explicando cada um deles.
Beleza?
3. Emoções
Saiba despertar emoções no leitor!
A joia da alma é um grande elemento quando se trata de despertar desejo.
Fale dos sonhos, desejos, medos e problemas do leitor e a copy dos seus anúncios terão mais conexão do que esperava. Afinal, estamos nos comunicando com seres humanos, e seres humanos têm sentimentos.
Você pode despertar essas emoções por meio de histórias aplicando as técnicas de Storytelling e gatilhos mentais.
Quer uma copy para anúncios de alta conversão? Então cause arrepios na sua audiência.
4. Organização
Pode parecer bobagem, mas textos bem organizados tendem a manter o foco do leitor durante a leitura. Porquê?
Porque gera clareza e fácil entendimento sobre aquilo que se está falando. Além disso, o efeito psicológico causado no cérebro é de que o leitor não precisa gastar muita energia.
Outro benefício que essa joia do espaço traz, é o conforto e prazer naquilo que se está lendo. Sua copy deve ser gostosa de ler.
Portanto, use espaçamento adequado, utilize bullet-points para definir tópicos e sublinhe palavras que exigem maior atenção.
5. Tempo
É importante saber que existem pessoas de vários tipos e características. Isso inclui as que gostam de coisas direto ao ponto e as que preferem tudo bem explicadinhas nos mínimos detalhes.
Identificar essas características no seu público requer muita pesquisa e levantamento de dados. Um serviço pesado e demorado que o Copywriter normalmente faz para facilitar qualquer projeto.
Logo, é preciso usar a joia do tempo com sabedoria.
Tente manter o equilíbrio, assim sua persona não se cansa de ler.
6. Verdade
Já ouviu falar que a verdade sempre vende? Pois é, e se tratando de copy para anúncios não é diferente.
Cuidado para não abusar das promessas, elas podem causar um efeito contrário a você. Nunca use nada sobrenatural demais, seja realista e fale a verdade para o leitor.
A joia da realidade é para te lembrar que as pessoas gostam do que é simples e já existe, porém, você precisa apresentá-las de uma maneira interessante e criativa, claro, sempre respeitando a verdade.
Conclusão: Escreva Copy Para Anúncio de Forma Inteligênte
Agora, percebo que tudo isso é mais fácil falar do que fazer…
Mas tenha certeza de que existe um processo comprovado passo a passo que você pode seguir para fazer tudo isso acontecer, mas é muita informação para colocar em um único artigo…
Por isso criei uma manual completo de copywriting ‘’anúncio inteligente’’, onde revelo tudo o que você precisa saber para começar a escalar o seu negócio através de anúncios persuasivos, mesmo que você não tenha experiência com copy.
Então, se você é um empreendedor que deseja qualificar seus leads e vender mais, ou um copywriter que deseja refinar suas habilidades de copy para anúncios… e está cansado de escrever anúncios amadores e quer ganhar mais com suas habilidades de escrita…
Não deixe de conferir o guia completo de copy para anúncios com o passo a passo detalhado do que precisa fazer em seus anúncios online e ter mais resultados.
Então se estiver interessado, você pode acessar o manual clicando aqui! Espero vê-lo em breve e com grande entusiasmo com seus grandes resultado.
Grande abraço,
Até nosso próximo encontro!