Um único comando, isso mesmo! Um único prompt e a Inteligência Artificial ”ChatGPT” poderá te entregar uma pesquisa de mercado completa com todos os desejos, dores, problemas, objeções e demais dados essenciaias do seu público-alvo para criar campanhas de marketing de sucesso.
Tudo isso em aproximadamente duas horas ou menos, o que te possibilita ser mais produtivo e economizar até 6 dias, 10h e 23 minutos da sua semana.
Depois de muitos testes, Andrew conseguiu a façanha de desenvolver um único prompt de comando para executar no ChatGPT, o que proporciona a I.A. criar um público-alvo completo com até 80% de precisão nos dados.
Claro, se você é um usuário premium da ferramenta, onde ela entrega dados mais atualizados, é bem provável que seus resultados sejam ainda mais assertivos, chegando até 96% de precisão nos dados.
Veja a seguir como esse estudo pode facilitar a forma como você e sua equipe pode desenvolver uma boa pesquisa de mercado utilizando o ChatGPT.
Como a Ferramenta ChatGPT Pode ser um Poderoso Aliado nas Estratégias e Negócios
O ChatGPT não é só uma ferramenta de processamento de linguagem natural impulsionada por tecnologia I.A., mas sim um aliado dos profissionais de marketing e vendas com excelentes vantagens. Como por exemplo:
- Dinamismo: a plataforma foi programada para apresentar respostas às perguntas mais diversas e específicas;
- Criação: além de tirar dúvidas, a ferramenta também cria conteúdos de diversas formas e temas;
- Rapidez: a tecnologia redige um texto em menos de um minuto, o que proporciona, principalmente, profissionais da escrita a serem mais produtivos em suas tarefas;
- Capacidade: o chat é capaz de auxiliar em pesquisas, fornecer respostas e formular argumentos sobre tópicos diversos.
Mas é claro que nem tudo é perfeito!
Ao mesmo tempo que o ChatGPT carrega em sí tais pontos positivos, com ele, vem também os pontos negativos.
Alguns delas são:
- Desatualização: a ferramenta pode responder a sua pergunta com informações desatualizadas (caso você não seja assinante);
- Originalidade: a plataforma produz textos sem citar fontes, o que pode resultar em plágio no meio acadêmico ou comercial;
- Confiança: como a base de dados do aplicativo é retirada de publicações avulsas da internet, as informações não são 100% confiáveis;
- Risco: ainda não se sabe o impacto que essa inteligência artificial pode causar no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Isso é o que define a I.A. como a ferramenta do momento, porém, vale lembrar que a verdadeira inteligência somos nós.
Para que os resultados sejam bons e a resposta seja a mais assertiva possível, você, como o operador da máquina, precisa dar os comandos certos para que o ChatGPT te devolva a resposta certa.
Além disso, é necessário que você faça uma garimpagem para ter certeza dos resultados, como buscar as fontes que originou certas respostas.
Veja abaixo uma aula gratuita: Pesquisa de mercado com ChatGPT
Passo a Passo Prático da Pesquisa de Mercado com I.A. (ChatGPT)
Como toda campanha de marketing que precisa ter um objetivo claro e bom conhecimento sobre o produto ou serviço que vamos oferecer, é essencial que você também saiba disso antes de começar a pesquisa de mercado.
Requisitos para Iniciar a Pesquisa de Mercado
Antes de dar qualquer comando ao ChatGPT, é preciso ter em mente alguns elementos importantes para que o comando seja assertivo e atinja o resultado esperado, como por exemplo:
- Saber quais benefícios do seu produto/serviço;
- Qual a transformação que ele gera no público;
- Ter certeza da solução que você entrega;
- Ter clareza do nicho que você vai criar as campanhas;
Vamos supor que o meu nicho seja emagrecimento e meu produto seja cápsulas (reeducador alimentar). Eu já sei que meu nicho é ‘’emagrecimento’’ e o subnicho é ‘’encapsulados’’.
Esta é a primeira etapa!
O segundo é saber quais são os benefícios. No meu produto de encapsulados – por exemplo – ele traz o benefício de ‘’inibir a fome’’, ‘’reduzir a ansiedade’’ e ”auxiliar no emagrecimento”.
Já a transformação, é a ‘’praticidade’’ e ‘’rapidez’’ para emagrecer.
Esses são fatores-chave que precisam ser definidos antes de ditar o comando.
Portanto, use este exemplo e faça uma análise profunda do seu produto para identificar o nicho e subnicho, as soluções e transformações que você oferece.
Após listar todos esses requisitos, vamos partir para a próxima etapa da pesquisa de mercado.
O Que eu Preciso para Fazer uma boa Pesquisa de Mercado?
Com os requisitos preenchidos, você terá uma base de quem é o seu público-alvo. E isso é super importante, porque agora você sabe ”como” e ”para quem” direcionar o comando.
Entretanto, uma pesquisa não se resume apenas em características do público, é importante extrair dados como:
- Detalhes do público
- Problemas e dores
- Mitos e mentiras
- Sonhos (até os mais profundos)
- Quais os medos (o que tira o sono da audiência)
- Possíveis objeções
- Inimigo em comum
- Palavras-chave
Esses são pontos que você precisa pesquisar para conhecer o seu público-alvo como ninguém. A magia começa no primeiro comando, e tudo o que você terá que fazer é pedir para que a I.A. lhe entregue a resposta sobre cada um desses pontos importantes a serem pesquisados.
Ao final da pesquisa, você terá todas as informações necessárias. Com isso, é hora de criar a persona, o que será bem mais fácil, já que o ChatGPT estará cada vez mais envolvido na sua pesquisa.
Sabendo disso, vamos aos comandos.
Como Obter os Melhores Insights com um Único Prompt de Comando no ChatGPT?
A primeira pergunta a ser feita é: quais são as características que definem um público perfeito?
E a resposta é bem simples. Você precisa das características psicográficas, comportamentais e motivacionais. Seguido das objeções, preocupações, canais de comunicação e influência.
Você pode até ir além perguntando: quais abordagens persuasivas mais geram desejo nesse público. Claro que não é uma regra, mas porque não brincar com a ferramenta para descobrir mais oportunidades de sucesso?
1º Prompt de Comando e o Mais Importante
Pegando o exemplo que dei sobre o nicho de ”emagrecimento”, sabemos que o meu subnicho são os ”encapsulados’‘ e que a minha solução é ”oferecer um emagrecimento rápido, reduzindo a ansiedade e compulsão por doces”.
O primeiro comando, deve ser direcionado ao público-alvo para obter mais detalhes da audiência, usando as características citadas logo acima.
O comando ideal para direcionar a pesquisa poderia ser:
- EX: ‘’Descreva um público-alvo de pessoas que desejam emagrecer, mas não conseguem porque sofrem com ansiedade e compulsão por doces, e ainda querem comprar cápsulas.’’
Veja os detalhes: Eu informei ao Chat que descrevesse um público do nicho (emagrecimento), com a solução (ansiedade e compulsão por doces) e afunilando para o subnicho (cápsulas).
Ou seja, não quero nenhum outro tipo de público que não seja pessoas que querem encapsulados e que sofrem com ansiedade e compulsão por doces.
Porque?
Por que o meu produto oferece isso ao público e seu formato de entrega é em cápsulas. Pesquisar algo a mais do que isso poderia prejudicar meus resultados.
Esse já seria um excelente comando, certo?
Com certeza NÃO! Isso porque você ainda não definiu as características para que o ChatGPT te dê uma definição de público mais completa. Experimente dar o seguinte comando:
- EX: ‘’Descreva um público-alvo detalhado de pessoas que desejam emagrecer destacando características psicográficas e comportamentais, motivações e objetivos, preocupações, canais de comunicação e influência.”
Esse sim é um comando mais detalhado e completo! Veja o resultado:
Entendeu porque é importante analisar os requisitos descritos no começo? É a base de tudo.
Agora eu quero que faça um teste você mesmo.
Abra o seu perfil do ChatGPT em seu navegador, comece um novo chat e digite esse comando, do mesmo jeito que está escrito abaixo, alterando somente onde está marcado.
Comando nº 1: ‘’Descreva um público-alvo detalhado de pessoas que [DESEJO] do [NICHO], destacando características psicográficas e comportamentais, motivações e objetivos, preocupações, canais de comunicação e influência, e ainda desejam [PRODUTO DO SUBNICHO]”.
Testou? Teve uma visão geral do seu público?
Vamos partir para os próximos comandos para gerar ainda mais dados e insights para que você tenha domínio do seu mercado como ninguém.
2º Prompt de Comando: Cavando o Mais Profundo do Poço
Depois que você tem o público geral definido, os próximos comandos são uma mão na roda!
Mas antes de seguir para os próximos tópicos, cave mais essa mina. Busque por diamante e não fique satisfeito só com o ouro.
Pesquise por características mais íntimas do público com o seguinte comando:
Comando n° 2: ‘’Me dê algumas características sobre esse público, porém, mais íntimas.’’
Lembre-se de enfatizar o público antes de pedir que sejam íntimas. Assim a Inteligência Artificial não perde a linha de raciocínio.
Não se esqueça de que a inteligência é você e o Chat só obedece comandos.
3º Prompt de Comando: Previsibilidade e Antecipação
A partir de agora, os comandos serão para buscar os elementos como problemas, dores, sonhos, objeções e etc. E eles devem seguir uma sequência lógica.
Sempre que pesquisar, por exemplo, ‘’quais são os problemas’’ do público, após ele te entregar o resultado, peça para que ele te entregue mais e de modo que sejam ‘’íntimos’’ e ‘’em comum’’ entre o público.
Ficaria mais ou menos assim:
Sonhos
- Comando 1: ‘’Agora me dê os sonhos desse público que deseja [benefício] com [produto/serviço]’’
- Comando 2: ‘’Cite mais alguns desses sonhos, porém, que seja íntimos”.
Medos
- Comando 1: ‘’Agora me diga o que mais tira o sono desse público? Quais são os maiores medos?’’
- Comando 2: ‘’Cite mais alguns medos desse público que podem até mesmo tirar a paz e o sono deles.’’
Problemas
- Comando 1: ‘’Perfeito! Agora, quais são os maiores problemas que esse público enfrenta?’’
- Comando 2: ‘’Cite pelo menos mais uns 10 problemas, que sejam íntimos.’’
Mitos e mentiras
- Comando 1: ‘’Quais são os mitos e mentiras que esse público acredita sobre [produto/serviço]’’
- Comando 2: ‘’Cite mais alguns, só que mais íntimas’’
Inimigo em comum
- Comando 1: ‘’Quais são os inimigos em comum desse público?’’
- Comando 2: ‘’Cite mais alguns inimigos em comum, se tiver.’’
Objeções
- Comando 1: ‘’Quais as maiores objeções deste público quando se trata de comprar [produtos/serviços] para [benefício]?’’
- Comando 2: ‘’Cite mais alguns, porém íntimos.’’
Palavras-chave
Comando 1: ‘’Quais são as palavras que esse público mais utiliza em seu dia-a-dia?’’
Comando 2: ‘’Existe mais? Cite por favor.’’
Se houver alguma outra pergunta que deseja incrementar para expandir a pesquisa, fique a vontade. Mas tome cuidado para não fugir do objetivo.
4º Prompt de Comando: Criando a Persona Ideal
Com as informações na mão e o ChatGPT envolvido na sua conversa, chegou a hora de criar a persona ideal. Lembrando que você pode criar várias personas, porém, eu aconselho a criar no máximo 3.
Quanto mais afunilado e segmentado, melhor!
E como vamos criar a persona?
Simples, esse será o próximo comando a ser feito:
Comando nº 4: ‘’Descreva uma persona ideal que deseja [benefício] utilizando [produto/serviço do subnicho].’’
Afunilando mais, você pode focar em utilizar a maior % de gênero da audiência. Se a maioria for mulheres, foque nas mulheres. Se for homem, foque nos homens. Por exemplo…
- EX: ‘’Descreva outra persona só que focada em uma mulher.’’
Concluindo…
Chegamos ao fim, e agora você tem um público bem definido e os maiores dados e insights na palma da mão para criar as melhores campanhas de marketing digital. Mas vale lembrar que, sempre que fizer uma pesquisa de mercado é preciso seguir os requisitos destacados no começo do tutorial.
Outro ponto é que, estes comandos podem ser utilizados em qualquer nicho, você só precisa mudar o ‘’nicho’’, ‘’solução’’, ‘’transformação’’ e focar no ‘’subnicho’’.
Mais uma coisa…
Não se esqueça de que o primeiro comando deve ser o ‘’público-alvo’’. Pois toda a pesquisa vai girar em torno dele.
Tendo o público definido, os outros comandos serão mais fáceis e o ChatGPT vai lhe entregar as informações necessárias.
Não se esqueça, a inteligência é você e não o Chat.
Grande abraço,
Andrew Silva – O Copywriter Ninja.
🛑 P.S.: Tenha acesso ao nosso Arsenal de Copy ”Caixa Preta” com todas as estratégias, insights e técnicas para desenolver boas ideias, copys e vendas.