Como Fazer Pesquisa de Mercado com ChatGPT [Guia Definitivo]

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  • Última modificação do post:11/10/2024
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Como fazer uma pesquisa de mercado e público alvo inteligênte usando o ChatGPT.

Um único comando, isso mesmo! Um único prompt e a Inteligência Artificial ”ChatGPT” poderá te entregar uma pesquisa de mercado completa com todos os desejos, dores, problemas, objeções e demais dados essenciaias do seu público-alvo para criar campanhas de marketing de sucesso.

Tudo isso em aproximadamente duas horas ou menos, o que te possibilita ser mais produtivo e economizar até 6 dias, 10h e 23 minutos da sua semana.

Depois de muitos testes, Andrew conseguiu a façanha de desenvolver um único prompt de comando para executar no ChatGPT, o que proporciona a I.A. criar um público-alvo completo com até 80% de precisão nos dados.

Claro, se você é um usuário premium da ferramenta, onde ela entrega dados mais atualizados, é bem provável que seus resultados sejam ainda mais assertivos, chegando até 96% de precisão nos dados.

Veja a seguir como esse estudo pode facilitar a forma como você e sua equipe pode desenvolver uma boa pesquisa de mercado utilizando o ChatGPT.

Como a Ferramenta ChatGPT Pode ser um Poderoso Aliado nas Estratégias e Negócios

O ChatGPT não é só uma ferramenta de processamento de linguagem natural impulsionada por tecnologia I.A., mas sim um aliado dos profissionais de marketing e vendas com excelentes vantagens. Como por exemplo:

  • Dinamismo: a plataforma foi programada para apresentar respostas às perguntas mais diversas e específicas;
  • Criação: além de tirar dúvidas, a ferramenta também cria conteúdos de diversas formas e temas;
  • Rapidez: a tecnologia redige um texto em menos de um minuto, o que proporciona, principalmente, profissionais da escrita a serem mais produtivos em suas tarefas;
  • Capacidade: o chat é capaz de auxiliar em pesquisas, fornecer respostas e formular argumentos sobre tópicos diversos.

Mas é claro que nem tudo é perfeito!

Ao mesmo tempo que o ChatGPT carrega em sí tais pontos positivos, com ele, vem também os pontos negativos.

Alguns delas são:

  • Desatualização: a ferramenta pode responder a sua pergunta com informações desatualizadas (caso você não seja assinante);
  • Originalidade: a plataforma produz textos sem citar fontes, o que pode resultar em plágio no meio acadêmico ou comercial;
  • Confiança: como a base de dados do aplicativo é retirada de publicações avulsas da internet, as informações não são 100% confiáveis;
  • Risco: ainda não se sabe o impacto que essa inteligência artificial pode causar no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Isso é o que define a I.A. como a ferramenta do momento, porém, vale lembrar que a verdadeira inteligência somos nós.

Para que os resultados sejam bons e a resposta seja a mais assertiva possível, você, como o operador da máquina, precisa dar os comandos certos para que o ChatGPT te devolva a resposta certa.

Além disso, é necessário que você faça uma garimpagem para ter certeza dos resultados, como buscar as fontes que originou certas respostas.

Veja abaixo uma aula gratuita: Pesquisa de mercado com ChatGPT

Passo a Passo Prático da Pesquisa de Mercado com I.A. (ChatGPT)

Como toda campanha de marketing que precisa ter um objetivo claro e bom conhecimento sobre o produto ou serviço que vamos oferecer, é essencial que você também saiba disso antes de começar a pesquisa de mercado.

Requisitos para Iniciar a Pesquisa de Mercado

Antes de dar qualquer comando ao ChatGPT, é preciso ter em mente alguns elementos importantes para que o comando seja assertivo e atinja o resultado esperado, como por exemplo:

  • Saber quais benefícios do seu produto/serviço;
  • Qual a transformação que ele gera no público;
  • Ter certeza da solução que você entrega;
  • Ter clareza do nicho que você vai criar as campanhas;

Vamos supor que o meu nicho seja emagrecimento e meu produto seja cápsulas (reeducador alimentar). Eu já sei que meu nicho é ‘’emagrecimento’’ e o subnicho é ‘’encapsulados’’.

Esta é a primeira etapa!

O segundo é saber quais são os benefícios. No meu produto de encapsulados – por exemplo – ele traz o benefício de ‘’inibir a fome’’‘’reduzir a ansiedade’’ e ”auxiliar no emagrecimento”.

Já a transformação, é a ‘’praticidade’’ e ‘’rapidez’’ para emagrecer.

Esses são fatores-chave que precisam ser definidos antes de ditar o comando.

Portanto, use este exemplo e faça uma análise profunda do seu produto para identificar o nicho e subnicho, as soluções e transformações que você oferece.

Após listar todos esses requisitos, vamos partir para a próxima etapa da pesquisa de mercado.

O Que eu Preciso para Fazer uma boa Pesquisa de Mercado?

Com os requisitos preenchidos, você terá uma base de quem é o seu público-alvo. E isso é super importante, porque agora você sabe ”como” e ”para quem” direcionar o comando.

Entretanto, uma pesquisa não se resume apenas em características do público, é importante extrair dados como:

  • Detalhes do público
  • Problemas e dores
  • Mitos e mentiras
  • Sonhos (até os mais profundos)
  • Quais os medos (o que tira o sono da audiência)
  • Possíveis objeções
  • Inimigo em comum
  • Palavras-chave

Esses são pontos que você precisa pesquisar para conhecer o seu público-alvo como ninguém. A magia começa no primeiro comando, e tudo o que você terá que fazer é pedir para que a I.A. lhe entregue a resposta sobre cada um desses pontos importantes a serem pesquisados.

Ao final da pesquisa, você terá todas as informações necessárias. Com isso, é hora de criar a persona, o que será bem mais fácil, já que o ChatGPT estará cada vez mais envolvido na sua pesquisa.

Sabendo disso, vamos aos comandos.

Como Obter os Melhores Insights com um Único Prompt de Comando no ChatGPT?

A primeira pergunta a ser feita é: quais são as características que definem um público perfeito?

E a resposta é bem simples. Você precisa das características psicográficascomportamentais e motivacionais. Seguido das objeçõespreocupaçõescanais de comunicação e influência.

Você pode até ir além perguntando: quais abordagens persuasivas mais geram desejo nesse público. Claro que não é uma regra, mas porque não brincar com a ferramenta para descobrir mais oportunidades de sucesso?

1º Prompt de Comando e o Mais Importante

Pegando o exemplo que dei sobre o nicho de ”emagrecimento”, sabemos que o meu subnicho são os ”encapsulados’‘ e que a minha solução é ”oferecer um emagrecimento rápido, reduzindo a ansiedade e compulsão por doces”.

O primeiro comando, deve ser direcionado ao público-alvo para obter mais detalhes da audiência, usando as características citadas logo acima.

O comando ideal para direcionar a pesquisa poderia ser:

  • EX‘’Descreva um público-alvo de pessoas que desejam emagrecer, mas não conseguem porque sofrem com ansiedade e compulsão por doces, e ainda querem comprar cápsulas.’’

Veja os detalhes: Eu informei ao Chat que descrevesse um público do nicho (emagrecimento), com a solução (ansiedade e compulsão por doces) e afunilando para o subnicho (cápsulas).

Ou seja, não quero nenhum outro tipo de público que não seja pessoas que querem encapsulados e que sofrem com ansiedade e compulsão por doces.

Porque?

Por que o meu produto oferece isso ao público e seu formato de entrega é em cápsulas. Pesquisar algo a mais do que isso poderia prejudicar meus resultados.

Esse já seria um excelente comando, certo?

Com certeza NÃO! Isso porque você ainda não definiu as características para que o ChatGPT te dê uma definição de público mais completa. Experimente dar o seguinte comando:

  • EX‘’Descreva um público-alvo detalhado de pessoas que desejam emagrecer destacando características psicográficas e comportamentaismotivações objetivospreocupaçõescanais de comunicação e influência.”

Esse sim é um comando mais detalhado e completo! Veja o resultado:

Resultados da pesquisa de mercado e público alvo 01
Características Psicográficas e comportamentais.
Resultados da pesquisa de mercado e público alvo 02
Motivações, objetivos, preocupações e objeções.
Resultados da pesquisa de mercado e público alvo 03
Canais de comunicação e influência.

Entendeu porque é importante analisar os requisitos descritos no começo? É a base de tudo.

Agora eu quero que faça um teste você mesmo.

Abra o seu perfil do ChatGPT em seu navegador, comece um novo chat e digite esse comando, do mesmo jeito que está escrito abaixo, alterando somente onde está marcado.

Comando nº 1‘’Descreva um público-alvo detalhado de pessoas que [DESEJO] do [NICHO], destacando características psicográficas e comportamentaismotivações objetivospreocupaçõescanais de comunicação e influência, e ainda desejam [PRODUTO DO SUBNICHO]”.

Testou? Teve uma visão geral do seu público?

Vamos partir para os próximos comandos para gerar ainda mais dados e insights para que você tenha domínio do seu mercado como ninguém.

2º Prompt de Comando: Cavando o Mais Profundo do Poço

Depois que você tem o público geral definido, os próximos comandos são uma mão na roda!

Mas antes de seguir para os próximos tópicos, cave mais essa mina. Busque por diamante e não fique satisfeito só com o ouro.

Pesquise por características mais íntimas do público com o seguinte comando:

Comando n° 2‘’Me dê algumas características sobre esse público, porém, mais íntimas.’’

Lembre-se de enfatizar o público antes de pedir que sejam íntimas. Assim a Inteligência Artificial não perde a linha de raciocínio.

Não se esqueça de que a inteligência é você e o Chat só obedece comandos.

3º Prompt de Comando: Previsibilidade e Antecipação

A partir de agora, os comandos serão para buscar os elementos como problemas, dores, sonhos, objeções e etc. E eles devem seguir uma sequência lógica.

Sempre que pesquisar, por exemplo, ‘’quais são os problemas’’ do público, após ele te entregar o resultado, peça para que ele te entregue mais e de modo que sejam ‘’íntimos’’ e ‘’em comum’’ entre o público.

Ficaria mais ou menos assim:

Sonhos

  • Comando 1: ‘’Agora me dê os sonhos desse público que deseja [benefício] com [produto/serviço]’’
  • Comando 2: ‘’Cite mais alguns desses sonhos, porém, que seja íntimos”.

Medos

  • Comando 1: ‘’Agora me diga o que mais tira o sono desse público? Quais são os maiores medos?’’
  • Comando 2: ‘’Cite mais alguns medos desse público que podem até mesmo tirar a paz e o sono deles.’’

Problemas

  • Comando 1: ‘’Perfeito! Agora, quais são os maiores problemas que esse público enfrenta?’’
  • Comando 2: ‘’Cite pelo menos mais uns 10 problemas, que sejam íntimos.’’

Mitos e mentiras

  • Comando 1: ‘’Quais são os mitos e mentiras que esse público acredita sobre [produto/serviço]’’
  • Comando 2: ‘’Cite mais alguns, só que mais íntimas’’

Inimigo em comum

  • Comando 1: ‘’Quais são os inimigos em comum desse público?’’
  • Comando 2: ‘’Cite mais alguns inimigos em comum, se tiver.’’

Objeções

  • Comando 1: ‘’Quais as maiores objeções deste público quando se trata de comprar [produtos/serviços] para [benefício]?’’
  • Comando 2: ‘’Cite mais alguns, porém íntimos.’’

Palavras-chave

Comando 1: ‘’Quais são as palavras que esse público mais utiliza em seu dia-a-dia?’’

Comando 2: ‘’Existe mais?  Cite por favor.’’

Se houver alguma outra pergunta que deseja incrementar para expandir a pesquisa, fique a vontade. Mas tome cuidado para não fugir do objetivo.

4º Prompt de Comando: Criando a Persona Ideal

Com as informações na mão e o ChatGPT envolvido na sua conversa, chegou a hora de criar a persona ideal. Lembrando que você pode criar várias personas, porém, eu aconselho a criar no máximo 3.

Quanto mais afunilado e segmentado, melhor!

E como vamos criar a persona?

Simples, esse será o próximo comando a ser feito:

Comando nº 4‘’Descreva uma persona ideal que deseja [benefício] utilizando [produto/serviço do subnicho].’’

Afunilando mais, você pode focar em utilizar a maior % de gênero da audiência. Se a maioria for mulheres, foque nas mulheres. Se for homem, foque nos homens. Por exemplo…

  • EX‘’Descreva outra persona só que focada em uma mulher.’’

Concluindo…

Chegamos ao fim, e agora você tem um público bem definido e os maiores dados e insights na palma da mão para criar as melhores campanhas de marketing digital. Mas vale lembrar que, sempre que fizer uma pesquisa de mercado é preciso seguir os requisitos destacados no começo do tutorial.

Outro ponto é que, estes comandos podem ser utilizados em qualquer nicho, você só precisa mudar o ‘’nicho’’, ‘’solução’’, ‘’transformação’’ e focar no ‘’subnicho’’.

Mais uma coisa…

Não se esqueça de que o primeiro comando deve ser o ‘’público-alvo’’. Pois toda a pesquisa vai girar em torno dele.

Tendo o público definido, os outros comandos serão mais fáceis e o ChatGPT vai lhe entregar as informações necessárias.

Não se esqueça, a inteligência é você e não o Chat.

Grande abraço,

Andrew Silva – O Copywriter Ninja.


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